Saiba quais são os repelentes mais indicados na prevenção do zika vírus e como usá-los

repe 13

Após o Ministério da Saúde confirmar a relação entre o zika vírus a microcefalia no bebê, as gestantes têm se preocupado com o que fazer para prevenir a doença. Um dos métodos aconselhado pelos médicos é a utilização de repelentes, até mesmo por cima da roupa ou dentro de casa. No entanto, muitas mulheres têm dúvidas de quais tipos de repelentes utilizar.

No Brasil, há três tipos de repelentes com a venda autorizada: a base de icaridina, de DEET ou de IR3535. A icaridina é a que garante maior tempo de proteção, 10 horas, por isso, é a mais indicada. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as grávidas podem utilizar normalmente os repelentes, desde que estes estejam registrados na agência.

Confira a diferença dos repelentes mais indicados:

Icaridina: Dura mais na pele. Com uma concentração de 20 a 25% protege por aproximadamente 10 horas contra os insetos. Se aplicado sobre os tecidos, dura até 72 horas.

DEET: É o mais fácil de ser encontrado e é bastante eficiente, porém a duração depende da concentração de DEET no produto. Por exemplo, concentração de DEET de 15% conferem proteção de no máximo 6 horas.

IR3535: É um tipo de repelente indicado para crianças de 6 meses a 2 anos, por ter uma duração muito curta. Nesse caso, são necessárias reaplicações a cada 2 horas. Não é tão indicado para gestantes já que podem deixá-las desprotegidas em períodos de longa exposição.

Como usar:

É preciso também ficar atento de como eles devem ser usados. Por exemplo, não é recomendado usar repelente por baixo das roupas. O ideal é usar por cima dos tecidos e nas partes do corpo descobertas, como braços, colos e pernas.

Além disso, é importante que o repelente seja o último produto a ser aplicado na pele. É preciso ter cuidado em todos os momentos do dia, já que o aedes aegypti têm hábitos diurnos. Já durante a noite, o ideal é dormir com janelas e portas fechadas, com uma temperatura baixa com ar condicionado e usar inseticida. Já quem não possui o aparelho e precisa abrir as janelas, o indica é usar mosquiteiro impregnado com repelente ou inseticida.