Saúde, Educação e Mobilidade Urbana são prioridades no plano de governo de Serafim Corrêa

serafim 16 capa

O candidato à prefeitura de Manaus pelo Partido Socialista Brasileiro, Serafim Corrêa, e a vice, Cristiane Balieiro, apresentaram, nesta terça-feira (16),  o plano de governo que será implementado durante a gestão. Serafim afirmou que a prioridade de seu mandato será Saúde, Educação e Mobilidade Urbana.  Os candidatos pelo PSB receberam a imprensa na sede do partido, localizada na rua Lima Bacuri, no Centro de Manaus.

O slogan da campanha definido pelos candidatos é ‘Ação e Obras que Mudam Vidas’. “A nossa administração será pautada pela transparência, eficiência, participação, interesse coletivo e moralidade. Com essas bases iremos investir no presente visando o futuro”, defendeu Serafim.

Entre os compromissos que destacou com a prefeitura de Manaus o candidato disse que a prioridade é fazer funcionar plenamente o que já existe. Concluir obras em andamento e cumprir integralmente o mandato de quatro anos.

Educação

Entre as propostas positivas, Serafim destacou a Educação. A ideia é garantir um tablet por aluno da rede municipal, estimado para 220 mil alunos. A proposta é criar um aplicativo para proporcionar uma interação entre a escola e os pais com acompanhamento de notas, comportamento, sugestões, etc. Essa medida vai modernizar a educação e reduzir custos. Nesses equipamentos estarão também todas as matérias e conteúdos didáticos.

Além da construção de escolas e creches, ele pretende  construir escolas para crianças com deficiência, em Manaus. A segunda proposta é o exame de visão de todos os alunos, garantindo os óculos aos que sofrem com algum tipo de deficiência  visual, de tal forma que esses alunos possam assistir às aulas.

“Iremos fazer exames de vista nas crianças e fornecer óculos quando necessário, porque muitos alunos não aprendem porque possuem problemas de visão. Daremos tablets para alunos da escola pública com o conteúdo a ser estudado. Dessa forma, iniciaremos o trabalho com qualidade e visando o futuro das nossas crianças”.

Mobilidade Urbana

Na mobilidade Urbana, Serafim disse que pretende deslocar a Faixa Azul, hoje do lado esquerdo da via, para o lado direito, pois acredita que a “faixa está errada, pois a maioria dos ônibus passam pela mão direita”. Haverá recuo nas paradas de ônibus e passarelas em pontos turísticos. Ele também pretende fazer uma faixa central na Constantino Nery até a entrada do bairro Cidade Nova com fluxo alternado. Por exemplo, nas primeiras 12h do dia a faixa Central atenderá veículos no sentido Centro-Bairro, e nas próximas 12h posteriores atenderá ao sentido inverso.

O candidato disse que fará “cirurgias urbanas”, ou seja, irá eliminar os problemas de gargalos no trânsito, como alargamento de vias, passagem de nível. Padronizar as calçadas e realizar manutenção permanente das vias, com campanhas constantes de educação no trânsito, com o objetivo de agilizar o tráfego de veículos e proteger os pedestres.

Serafim ainda reforçou que irá resgatar a Integração Temporal e Domingueira.

Saúde

A Saúde terá prioridade. Serafim Corrêa disse que investirá em campanhas educativas para diminuir o consumo de açúcar e sal. Um dos projetos da pasta será a integração da Educação, com o ‘Sorriso Manhã’, onde os alunos terão acesso a uma sala odontológica em cada escola municipal. ‘Anemia Zero’: programa que terá apoio de laboratórios do município na prevenção. ‘Câncer do Colo de Útero’: prevenir a doença com exames e tratamento. ‘Enxergar o Futuro’: crianças com problema de visão serão atendidas por oftalmologistas e serão deslocadas até a unidade de saúde, etc.

Outras metas do candidato incluem reorganizar o sistema de abastecimento das feiras e mercados da cidade, priorizar o reordenamento do sistema viário de Manaus, melhorar a oferta de banda larga na capital, criar novos portos, resgatar a orquestra sinfônica e dinamizar o apoio à cultura popular e o esporte, gerar empregos, estimular a construção civil. Na área do meio ambiente, Serafim vai  melhorar a iluminação pública, arborizar a cidade e preservar os fragmentos florestais.