SEC inicia nova turma de curso de Libras no Teatro Guarany

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) iniciou nessa quarta-feira (20) uma nova turma do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Cine Teatro Guarany. O curso tem 80 horas de duração e será ministrado pelo professor Marcelo Costa.

O curso de libras tem a função de alfabetizar o participante, ensinando-o a se expressar por meio dos sinais. As inscrições, gratuitas, foram abertas em fevereiro e, devido à grande procura, uma turma extra teve que ser aberta. “Recebemos 1.700 e-mails de pessoas interessadas em participar do curso. Assim, selecionamos as 100 primeiras pessoas inscritas, montamos duas turmas, com duas aulas por semana”, explica Sheila Campos, assessora de Inclusão da SEC.

O estudante de Enfermagem Gerson Silva conta que se inscreveu para ajudar a irmã, que tem deficiência auditiva. “Além de voltar a me comunicar com ela, o curso servirá para minha carreira, será útil no atendimento dos pacientes”, explicou.

Além do curso, a Secretaria desenvolve outras ações inclusivas, como a tradução de espetáculos, a visita guiada em Libras, audiodescrição em apresentações e montagem de área especial para pessoa com deficiência em grandes eventos, como o desfile das escolas de samba de Manaus.

Com informações da SEC.