SEC promove novo ciclo de diálogos com artistas sobre a Lei Aldir Blanc


Fotos: Michael Dantas/SEC

O novo ciclo de diálogos com a classe artística sobre a Lei Aldir Blanc inicia a partir desta quarta-feira (12), com o tema “Editais de fomento do Inciso III”. Os encontros seguem até o dia 17, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, por meio da plataforma Zoom.

Com mediação de Turenko Beça, assessor de Economia Criativa da pasta; e Davi Nunes, diretor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. As vagas para as reuniões presenciais são limitadas para 32 pessoas.

Na quarta (12), as reuniões vão ser divididas por segmentos, com audiovisual das 10h às 12h e artes cênicas das 14h às 16h. Na quinta (13), por cultura popular das 10h às 12h e música das 14h às 16h. Na sexta (14) por artesanato das 10h às 12h e artes visuais das 14h30 às 16h30. Na segunda-feira (17) por arquitetura e patrimônio das 10h às 12h e design, moda e mídias interativas das 14h às 16h.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, propostas de plano de trabalho e modelos de editais vão ser apresentados para a classe artística durante os encontros. Ele explica que, após o ciclo de diálogos, as definições feitas em conjunto seguem para consulta pública.

“É importante a participação de representantes de cada segmento para construirmos juntos as propostas que serão adotadas, para que elas possam atender a real necessidade de cada categoria”, afirma o secretário. “Desta forma, enquanto aguardamos a regulamentação, temos ainda tempo de fazer os ajustes”.

Lei Aldir Blanc

Sancionada em 29 de junho deste ano, a Lei nº 14.017/2020 prevê um auxílio emergencial que vai transferir para estados e municípios R$ 3 bilhões destinados a trabalhadores da cultura, artistas e pequenas empresas do setor.

Para apresentar um panorama geral e prestar esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza, desde a fase do Projeto de Lei, circuito de diálogos com as categorias artísticas.

Um guia prático digital também foi lançado e está disponível no Portal da Cultura, com informações como histórico de surgimento do projeto de lei; detalhes sobre o auxílio emergencial para artistas e espaços culturais, como valores, quem poderá se beneficiar e o que precisa ser comprovado; e também sobre a determinação da lei para realização de editais, chamadas públicas, prêmios, entre outros instrumentos convocatórios.

Link para o guia prático

Canais de atendimento 

A classe artística também tem disponíveis serviços como informações sobre medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus; esclarecimentos e dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc; cadastro no mapeamento dos artistas e encaminhamentos para profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e programas sociais.

A linha direta com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa funciona diariamente, das 8h às 20h, por meio dos telefones (92) 3232-5555 e 99177-6442 (WhatsApp), e do e-mail [email protected]

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira – 12 de agosto

Audiovisual – 10h às 12h

Link da inscrição Online

Artes Cênicas – 14h às 16h

Link da inscrição Online

Quinta-feira – 13 de agosto

Cultura Popular – 10h às 12h

Link da inscrição Online

Música – 14h às 16h

Link da inscrição Online

Sexta-feira – 14 de agosto

Artesanato 10h às 12h

Link da inscrição Online

Artes visuais 14h30 às 16h30

Link da inscrição Online

Segunda-feira – 17 de agosto

Arquitetura e Patrimônio – 10h às 12h

Link da inscrição Online

Design, Moda e Mídias Interativas – 14h às 16h

Link da inscrição Online 

(*) Informações da Assessoria