Seca e chuvas deixam municípios de 4 estados em situação de emergência

Pelo menos 48 municípios brasileiros, situados nos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo e Piauí, já podem solicitar apoio federal para atendimento imediato da população após desastres naturais. Em decorrência de seca, alagamentos, chuvas intensas e movimentação do solo nestes estados, o Ministério da Integração Nacional publicou, no Diário Oficial da União (DOU), portarias reconhecendo a situação de emergência.

No estado do Piauí, 45 cidades estão sofrendo com os efeitos da seca. Nas cidades de Coaraci (BA) e Monteiro Lobato (SP), a população sofre com danos causados pelas chuvas, que provocam alagamentos. Em Maceió, Alagoas, a situação foi reconhecida pelo fenômeno de subsidências, quando há deslocamento de superfície e colapsos. A movimentação e o afundamento do solo no bairro Pinheiro deixou moradias, prédios e vias públicas danificadas.

Com a publicação no DOU, as prefeituras das cidades atingidas podem solicitar apoio emergencial da União por meio de formulário disponível no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Os recursos serão disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Portal Brasil.