Anúncio

Secretaria de Assistência Social quer criar ‘Família Acolhedora em Manaus’

Secretário da Semmasdh, Elias Emanuel defende a criação do projeto “Família Acolhedora”

O projeto de criação da figura social da “Família Acolhedora em Manaus” já foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A proposta para criação é da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Conforme a minuta do projeto, crianças e adolescentes ficarão sob a guarda das chamadas “Famílias Acolhedoras”, devidamente cadastradas e treinadas, que receberão em casa crianças e adolescentes afastados da família de origem, com auxílio financeiro da prefeitura no valor de um salário mínimo. A modalidade surge como alternativa ao Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica)

As famílias interessadas em participar do programa irão se cadastrar na Semmasdh e, após serem aprovadas por meio de entrevistas, serão treinadas e habilitadas a receber as crianças e adolescentes em seus lares.

“Esse é um grande avanço para o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes oferecido em Manaus, resultado da gestão responsável do prefeito Arthur Virgílio Neto. Estamos com o anteprojeto na Casa Civil e a expectativa é de que, no máximo, até segunda-feira seja enviado para a apreciação da Câmara Municipal. Conto com a sensibilidade dos vereadores para que a gente consiga aprovar, ainda neste exercício, o Família Acolhedora”, explicou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Fonte: Assessoria de comunicação da Semmasdh