Secretaria de Segurança divulga estatísticas que registram nenhum homicídio em 8 bairros de Manaus

CORONEL VITAL 3

A secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou nesta quinta (05) estatísticas que considera positivas. Segundo a SSP, “trinta por cento dos 63 bairros de Manaus não tiveram mais do que um homicídio nos primeiros seis meses deste ano. Desses 19 bairros, oito não teriam registrado nenhuma ocorrência de assassinato nesse primeiro semestre”. E apontou como prova de queda da criminalidade um número de 347 homicídios nesses seis primeiros meses, o que representaria uma taxa de 22 casos por 100 mil moradores.

De acordo com o Anuário Estatístico da SSP 2013, em elaboração, os bairros Adrianópolis, Chapada, Nossa Senhora das Graças e Parque 10 de Novembro (zona Centro-Sul),Crespo eVila Buriti (Sul) e Glória e Vila da Prata (Oeste) não tiveram nenhum crime de homicídio nesses seis meses.

Já os bairros Nossa Senhora Aparecida, São Lázaro, Colônia Oliveira Machado, Presidente Vargas, Santa Luzia e São Francisco, na zona Sul;São Jorge, Nova Esperança eSanto Antônio, na Oeste; Distrito Industrial 2, na Leste; e São Geraldo, na Centro-Sul, registraram nesse período apenas um caso de homicídio.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o resultado é importante para uma cidade com 2 milhões de habitantes, e refletiria bem a tendência de redução da criminalidade que o Estado do Amazonas vem experimentando nos últimos 12 meses. “A partir da implantação do programa Ronda no Bairro,em 2012, a escalada de violência foi contida e passamos a reduzir os índices, mês após mês. E vimos periodicamente compartilhando esses resultados com o cidadão porque ele tem participação importante nesse enfrentamento aos criminosos”, afirmou.