Segunda dose da vacina contra Covid-19 começa a ser aplicada na população carcerária

Ao todo 6.991 doses já foram aplicadas

Foto: divulgação

Os internos do sistema prisional do Amazonas começaram a receber a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Toda a massa carcerária da capital e do interior do estado já recebeu a primeira dose do imunizante, seguindo o calendário de vacinação por faixa etária da população.

Ao todo, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) atingiu 6.991 doses aplicadas, sendo 6.301 destinadas aos internos da capital e 690 do interior.

A campanha de vacinação nos presídios atende ao cronograma da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus). Para a aplicação das vacinas, os profissionais de saúde receberam treinamento nas penitenciárias onde atuam e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Major Sálvio Belota.

A aplicação da segunda dose da vacina já está acontecendo nas unidades. Internos com idade acima de 30 anos, que tomaram a CoronaVac, abriram o novo cronograma na última semana de julho, entre os dias 29 e 30 de julho. Para a população maior de 18 anos, que tomou o mesmo imunizante, a data está prevista para os dias 19 e 20 de agosto. Os internos que têm acima de 40 anos estão agendados para tomar a segunda dose da vacina AstraZeneca de 08 a 13 de setembro.

Os colaboradores, servidores, internos com comorbidades e idosos acima de 60 anos já receberam a segunda dose da vacina.

(*) Informações da assessoria