Anúncio

Seis deputados estaduais do Amazonas não conseguem se reeleger nestas eleições

Dos 18 deputados estaduais que disputaram a reeleição no Amazonas, (6) seis deles não conseguiram manter a cadeira na Assembleia Legislativa. Além deles, outros seis parlamentares estaduais buscaram outros cargos políticos nestas eleições, mas apenas dois conseguiram se eleger.

Quem não conseguiu renovar os mandatos e deixa o parlamento a partir de janeiro de 2019, são Vicente Lopes (PV); Wanderley Dallas (SD); Platiny Soares (PSB); Sabá Reis (PR); Mario Barros (PSD) e Adbala Fraxe (Podemos). Este último teve a candidatura negada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), no domingo (7).

Entre os deputados estaduais que tentaram novas vagas neste ano, apenas José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD) conseguiram uma bancada na Câmara Federal. O candidato petista foi o mais votado para o cargo com mais de 197 mil votos, enquanto Leite venceu a candidata à reeleição Conceição Sampaio (PSDB) no final da apuração das urnas, ao contabilizar mais de 77 mil votos.

Luiz Castro (Rede) também foi ultrapassado por Eduardo Braga (MDB) para a corrida ao Senado. Braga atingiu mais de 607 mil votos e Castro ficou com mais de 581 mil no final da apuração. Já os deputados estaduais David Almeida (PSB), Francisco Souza (PODE) e Orlando Cidade (PV) não conseguiram vencer as disputas para os cargos que concorreram.