Sem prioridade, vacinação no Amazonas contra covid 19 só começa na quarta-feira (20)

Foto: Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 no Amazonas começará na próxima quarta-feira (20), sem prioridade, seguindo o Plano Nacional de Imunização. Inicialmente, serão 256 mil doses enviadas do Ministério da Saúde, mais 50 mil doadas pelo Governo de São Paulo, como confirmou Wilson Lima em suas redes sociais.

As vacinas devem chegar ainda nesta segunda-feira (18) em Manaus e serão armazenadas em três câmaras frigoríficas, sendo duas para armazenagem de vacinas e a outra para guardar amostras biológicas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Na noite de domingo, dia 17, Wilson Lima foi até São Paulo para receber as doses destinadas ao estado, que serão entregues no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos. A Secretaria de Saúde do Amazonas já dispõe de 440 mil seringas e agulhas em estoque e outro lote com 1,5 milhão deve ser disponibilizado até 25 de janeiro.

Segundo o Ministério da saúde, os grupos prioritários envolvem profissionais de saúde, população indígena, pessoas com doenças crônicas, com comorbidades e idosos, e foram divididos e organizados no plano, assim com a quantidade de doses destinadas a cada um deles. A expectativa é que, de início, mais pessoas sejam vacinadas com a inclusão das vacinas do Instituto Butantan, doadas pelo governo de SP.

As vacinas devem ser distribuídas aos municípios por meio de aviões, caminhões refrigerados, mas principalmente por meio de rios, assim que chegarem ao Amazonas.