Semana do Economista debaterá os retratos da realidade econômica no Amazonas

Foto: Reprodução

Uma série de debates on-line em comemoração ao Dia do Economista (celebrado 13 de agosto) será realizada no período de 10 a 14 de agosto.

As discussões do evento serão voltados para temas que retratam a situação econômica do Estado e o universo da profissão. A programação da Semana do Economista 2020 contempla atividades para economistas, estudantes de Economia e para a população em geral.

Os debates serão realizados de forma remota, com transmissão pelo canal do Corecon-AM no Youtube (@coreconam), sempre às 19h, com a presença de profissionais economistas renomados e especialistas nas áreas de reforma tributária e Zona Franca de Manaus; desenvolvimento regional e alternativas ao modelo ZFM; agronegócio e modelos do setor primário, além de cenários para o ensino de Ciências Econômicas no contexto pós-pandemia. A mediação ficará a cargo dos conselheiros da entidade.

No dia do Economista, 13 de agosto, às 19h, o presidente do Corecon-AM, Francisco de Assis Mourão Jr, será o responsável por conduzir o debate entre os presidentes de conselhos de economia da Região Norte, sob o tema “Impactos econômicos na Região Norte e os desafios frente à Covid-19”. O tema propõe a discussão conjunta das realidades de cada estado e como soluções para problemas comuns podem ser partilhadas de forma a contribuir com a recuperação econômica dessas localidades no pós-pandemia.

“A Semana do Economista é o momento em que os profissionais param para discutir o contexto atual e que, neste ano, traz um desafio grande para nós, enquanto profissionais do ramo, de repensar e abordar soluções para a crise agravada pela pandemia do novo coronavírus. Uma situação inédita que exige esforços compartilhados e pensamento coletivo. Além disso, a programação visa debater o papel do economista que tem função indispensável na sociedade”, afirma Mourão Jr.

Economista do Ano

Todos os anos o Corecon-AM homenageia um grande nome da economia amazonense pelo seu destaque profissional com a entrega da comenda de “Economista do Ano” e “Economista Destaque do Ano”. A coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Oliveira de Souza, foi escolhida como “Economista do Ano” pelo seu trabalho qualificado e dedicação ao setor de maior peso no contexto do Estado. Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Direito Público e Comércio Exterior, Ana Maria possui também graduação em Direito.

O economista Jefferson Praia foi o nome escolhido como “Economista Destaque do Ano”, por sua participação efetiva na contribuição da disseminação da profissional e da economia na sociedade à frente do programa Economia em Debate, exibido todas as quartas-feiras, às 15h, pelo facebook do portal Tucumã, com retransmissão pelo facebook do Corecon-AM.

Jefferson possui graduação em Engenharia Agronômica e Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente é professor assistente na mesma instituição. Atuou como comentarista Econômico da TV Amazonas e como apresentador e produtor do Programa Negócios da Amazônia no Amazon Sat. Ocupou os seguintes cargos públicos: secretário geral do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus; secretário municipal de Produção e Abastecimento da Prefeitura de Manaus, Senador da República, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda; e vereador do município de Manaus. Ele também já foi eleito Economista Destaque em 2004 e Economista do Ano em 2006.
Entre 1994 e 1995, exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de Economia.

A escolha do Economista Destaque do Ano ocorre, tradicionalmente, no início do ano corrente e a comenda e entregue na posse da diretoria, referente ao trabalho desenvolvido pelo profissional no ano anterior. Este ano, excepcionalmente por conta da pandemia, não houve solenidade. A indicação dos nomes pela categoria, em votação aberta na Internet, foi realizada no mês de janeiro e estendida até o mês de março. O nome é escolhido a partir de uma lista contendo a indicação da categoria; indicação dos conselheiros titulares, por meio de voto individual; e indicação do Presidente. A escolha é feita em votação plenária.

Programação

10.08 (segunda) – “A Reforma Tributária e o Futuro da Zona Franca de Manaus”

Assista AQUI – https://youtu.be/iQ-KdxSmkjc

11.08 (terça) – “O Retorno das Aulas dos Cursos de Ciências Econômicas no Pós-Pandemia: Análise de Cenários”

Assista AQUI – https://youtu.be/o3AHLr2HZWs

12.08 (quarta) – “Potencialidades Regionais Complementares ao Modelo de Desenvolvimento do Amazonas”

Assista AQUI – https://youtu.be/DFYgKwg4jI8

13.08 (quinta) – “Impactos Econômicos na Região Norte e os desafios frente à Covid-19”

Assista AQUI – https://youtu.be/dzHQxc5fSqU

14.08 (sexta) – “Cenários e Perspectivas do Agronegócio na Região”

Assista aqui

(*) Informações da assessoria