Semed promove 7ª Mostra de Dança e Arte da Educação Especial

Nessa terça-feira (28), alunos, familiares e professores da rede pública municipal de educação e instituições que trabalham com pessoas com deficiência, participaram da 7ª edição da Mostra de Dança e Arte da Educação Especial, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste. A mostra fez parte do encerramento dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que este ano envolveu, aproximadamente, três mil alunos em atividades esportivas.

O evento, que encerrou as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência na rede municipal de ensino, teve o objetivo de proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência, por meio da dança, auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.

As instituições parceiras receberam troféus e os alunos participantes do Jaavas medalhas. Ao longo de uma semana, foram realizadas disputas em diversas modalidades como futsal, natação, vôlei sentado, bocha, entre outros, buscando a socialização Dos participantes e seus familiares.

Para a gerente da Educação Especial (GEE) da Semed, Reni Formiga, o evento é especial para a Educação Especial do município ao promover a integração dos alunos. “O evento é muito importante para nós, porque é onde podemos mostrar o potencial dos nossos alunos da rede e também é uma festa linda onde os pais, gestores, comunidade podem participar”, salientou.

A coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, destacou que a secretaria promove uma série de ações ao longo do ano, que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência em Manaus. “O Jaavas acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, mas durante todo o ano são desenvolvidas na secretaria atividades que servem para mostrar que a pessoa com deficiência tem a possibilidade de ser inclusa nas mais diversas ações e das mais diversas formas possíveis”, observou Shirley.

Ao longo da mostra aconteceram nove apresentações de forró, country, gospel, xote, quadrilha, dança moderna e ritmos folclóricos, que envolveram em torno de 80 alunos da rede municipal. A 7ª edição da Mostra de Dança e Arte da Educação Especial foi promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).