Semsa discutirá qualidade da assistência hospitalar em encontro com gestores da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará, na próxima terça-feira (9), uma reunião com os gestores das unidades de saúde do município para discutir a qualidade da assistência oferecida e o gerenciamento do risco sanitário à população. A reunião será realizada no auditório do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), na avenida Coronel Teixeira, 7995, bairro Nova Esperança, zona Oeste, a partir das 13h3o.

“Queremos ampliar a discussão sobre o controle dos riscos sanitários na capital e fortalecer a adesão dos hospitais a práticas de assistência que reduzam ao máximo a possibilidade de erros e danos adicionais à saúde dos pacientes”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Organizado pela Semsa via Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), a reunião ocorrerá em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o apoio do MP-AM.

O secretário informa que o evento terá a participação de gestores de hospitais, prontos-socorros e maternidades da rede pública e particular de Manaus, com quem a Visa já vem trabalhando para apoiar a implementação de normas de conduta estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente.

A gerente de Vigilância de Serviços da Visa Manaus, Nádia Soares, responsável pela organização do encontro, destaca que, entre outras medidas, o órgão incentiva a adesão dos estabelecimentos de saúde à realização de uma autoavaliação quanto a práticas de segurança do paciente.

Segundo ela, práticas seguras em unidades hospitalares evitam eventos adversos, classificados pela Anvisa como incidente durante procedimento cirúrgico; queda do paciente; úlceras por lesão provocadas pelo tempo prolongado em que o paciente sentado ou deitado; reação adversa ao uso de medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, artigos ou equipamentos médico-hospitalares; e erros de medicação que causam dano ao paciente.