Semsa promove oficina sobre atendimento de pacientes com HIV/Aids

O Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta terça-feira (16), uma oficina para os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, s/nº, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, para trabalhar a sensibilização no atendimento de pacientes com HIV/Aids.

Foram trabalhados temas como a descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV (PVHIV) na Atenção Básica; Viver com HIV; e Fluxograma do atendimento a PVHIV na UBS Leonor Brilhante e Adesão.

A UBS Leonor Brilhante é a segunda Unidade de Saúde do município a realizar, além do teste rápido, coleta de exames, diagnóstico, acompanhamento ambulatorial e laboratorial, dispensa de medicação, iniciando no acolhimento até o acompanhamento e tratamento de pessoas infectadas, antes atendidas apenas na Fundação de Medicina Tropical e no Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Para iniciar os atendimentos às pessoas com HIV/Aids, foi realizado treinamento e sensibilização com os profissionais que irão atender os usuários, a preparação da estrutura da UBS e a organização internamente no fluxo de atendimento.

“Esse atendimento será realizado inicialmente por um médico clínico geral, quatro enfermeiros, uma assistente social, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e uma sala de coleta, desde a recepção até o atendimento médico, com profissionais treinados e capacitados”, disse a diretora da UBS Leonor Brilhante, Deusuita da Silva.