Senhores passageiros, apertem os cintos que vai sair o Airbus do Artur!

Artur Avião

A quantidade de viagens de secretários da Prefeitura de Manaus, em determinados períodos do ano é impressionante. O motivo é sempre o mesmo em todos os casos: “para tratar de assuntos de interesse do Município”, sem maiores explicações. Vale destacar ainda que os secretários da prefeitura, viajam primeiro e são autorizados  bem depois  pelo Chefe do Gabinete Civil, com despachos todos de um dia só, 26 de julho, e publicação de gastos com passagens e diárias no Diário oficial do mesmo dia (26 de julho). Mas as viagens foram feitas um mês antes, ou até dois meses atrás. Ou seja, primeiro viaja e depois dá satisfação para a população que é quem paga a conta, afinal o recurso é público.

Brasília

O secretário de Comunicação do Município, Marcio Lima Noronha, ficou do dia 18 a 24 de junho em Brasília, “com ônus para o Erário Municipal relativamente às diárias e passagens”. Mas a autorização para o afastamento por motivo de viagem para tratar de interesse do Município só foi publicado mais de um mês depois, em 26 de julho. Mesmo dia em que a publicação está em Diário Oficial.

Mesmo Destino

No mesmo Diário Oficial, 26 de julho, com liberação de viagem e diária para o mesmo destino, Brasília, foi autorizado o afastamento da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Helena Serafina Cruzshweickardt. Ela esteve em Brasília mais de um mês antes, no dia 13 de junho.

Mesmo trecho

E também ficou em Brasília do dia 08 a 10 de julho , o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo de Oliveira, com diárias e passagens pagas pela Prefeitura, gastos apenas autorizados no dia 26 de julho.

Rio e São Paulo

Já Diretor-presidente do Fundo Único de Previdência do Município de Manaus, Edson Nogueira Fernandes Junior, fez o trecho Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 11 e 12 de julho, com gastos de passagens e diárias pagos pela Manausprev, apenas autorizados no final do mês também 26 de julho.

Fortaleza

E o subsecretário Municipal de Desporto e Lazer, Elvys Damasceno Nascimento estava em Fortaleza, no período de 24 A 28 de maio, com despesas pagas pela Prefeitura, e autorização de ausência e pagamento de diárias e passagens dois meses depois, 26 de julho.

Brasília

Já o secretário de Desporto e Lazer, Fabrício Lima, praticamente no mesmo período do mês de maio, do dia 19 a 21, não acompanhou seu sub para Fortaleza. Ele estava em Brasília, também com despesas pagas pela Prefeitura , e também publicadas dois meses depois.

São Paulo

O secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias,  esteve, no período de 26 a 28 de maio em São Paulo. E, da mesma maneira, viagem e gastos somente publicados dois meses depois.

Belo Horizonte

O destino da viagem da Diretora-presidente da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) e da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS), Maria Bessa Rebelo, no período de 02 a 04 de julho, com despesas pagas pela Prefeitura, foi a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Fortaleza

E o único em que a publicação saiu antes da viajem (26 de julho), com destino a Fortaleza, foi o secretário municipal de Governo, Humberto Michilles, que ficou dois dias na cidade nordestina, 28 e 30 de julho, com passagens e diárias pagas pela Prefeitura.