Sérgio Fontes pede exoneração da Secretaria de Segurança Pública

Por meio de nota oficial, o Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Sérgio Fontes, informou que pediu exoneração do cargo, na manhã desta segunda-feira (28). Ele comandou a pasta por dois anos e oito meses, e atribuiu a saída da Secretaria à motivos pessoais. A assessoria informou que o Corregedor-Geral, delegado Leandro Almada, também pediu exoneração. Quem assume o comando da SSP-AM, é o secretário-executivo, Carlos Alberto Alencar de Andrade.

“Minha saída tem motivação pessoal. Faço-o com a consciência tranquila de que dediquei cada um de meus dias à frente desta árdua tarefa com a seriedade e responsabilidade devidas, assim como com a certeza de que todos os resultados positivos alcançados em minha gestão foram frutos do trabalho e dedicação incansáveis de excelentes quadros, que tive a grata satisfação de conhecer em todos os órgãos integrantes do Sistema de Segurança e dos setores internos diretamente subordinados à SSP/AM”, disse.

Ainda na nota, Fontes ressaltou o trabalho realizado durante a gestão dele comemorando a integração e sinergia com as Forças Armadas, com a Polícia Federal, Secretarias e Órgãos Públicos de todas as esferas e, a iniciativa privada. Fontes agradeceu aos comandantes, secretários, gestores, empresários e servidores, afirmando que nada seria possível sem o apoio de todos.

O ex-secretário salientou que a Secretaria de Segurança enfrentou durante a gestão dele grandes dificuldades econômicas que, segundo ele, determinaram a cada ano sucessivas reduções orçamentárias e contingenciamentos financeiros que impactaram o planejamento. Ele ressaltou que apesar das dificuldades, foi possível manter ações sistemáticas de enfrentamento ao crime organizado.

“A valorosa experiência com que fui honrado nestes anos me permite avaliar com clareza que a Segurança Pública não comporta mais soluções mágicas ou fáceis, fruto de análises superficiais ou de conveniências externas ao complexo problema e que levem em consideração somente as consequências da violência”, afirmou, ao ressaltar o agradecimento aos governantes e desejar sorte ao novo gestor da SSP.

“Agradeço a todos solicitando que cada servidor do Sistema de Segurança Pública continue a trabalhar com a dedicação que merece nosso Amazonas e cada um de nossos cidadãos, destinatários finais de nosso serviço público que é de vital importância para que todos tenhamos uma sociedade melhor e possamos viver em paz”, completou.

NOTA OFICIAL – SERGIO FONTES