“Série Concertos” mostra a versatilidade da Orquestra de Violões do Amazonas

OVAM 2 capa 2

OVAM 1Num de seus concertos mais performáticos, a Orquestra de Violões do Amazonas apresenta nesta terça feira, 28 de junho, às 20h, no Teatro Amazonas, a “Série Concertos”, que reúne obras escritas especialmente para um dos instrumentos mais populares do mundo: o violão. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o concerto tem entrada franca e classificação livre.

O violão, devido ao tamanho, à leveza e às suas múltiplas possibilidades, tornou-se, historicamente, um dos instrumentos musicais mais utilizados. Tocando do clássico ao erudito, as primeiras obras escritas para ele datam dos períodos Barroco e Clássico, entre os séculos XVI e XIX, com compositores consagrados da música universal, como Antonio Vivaldi, Sebastian Bach, George Telemann além de outros não tão conhecidos, mais com obras de extrema beleza, como Carulli, Giulliani e Carcaci. Compositores contemporâneos também nutrem essa história de amor pelo violão, como Alberto Ginastera e Gerald Garcia, com composições feitas para outros tipos de formações, como orquestras de corda.

Talentos individuais

Com 16 anos de criação, a Orquestra de Violões do Amazonas também apresentará formações variadas de seus músicos, como solos, duos, trios e quartetos, mostrando as possibilidades de performance ao violão, com destaque para Benjamim Prestes, que executará concerto do compositor chinês Gerald Garcia, além de Carlos Júnior, Amanda Aparício e do maestro Davi Nunes.

Composta por 20 músicos, entre violonistas, percursionistas e soprano, a Orquestra de Violões do Amazonas executa, mais uma vez, a “Série Concertos”, oferecendo ao público uma nova oportunidade de conhecer as diferentes vertentes pelas quais o violão pode enveredar num concerto de 1h15, com profissionais de reconhecido mérito da música amazonense.

Serviço

O quê? Série Concertos, da Orquestra de Violões do Amazonas

Onde? Teatro Amazonas – Centro Histórico

Quando? Hoje, às 20h

Quanto? Entrada Franca

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (http://www.cultura.am.gov.br/).