Serviço de castração de cães e gatos é retomado em Manaus

Foto:Altemar Alcantara/Semcom

A Prefeitura de Manaus retoma o serviço de castração animal para cães e gatos, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O serviço está disponível em uma das unidades móveis, com funcionamento no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

Nesta unidade, a previsão é de que por dia sejam feitas, em média, 12 castrações, no período das 7h às 13h. A vacinação de cães e gatos continua com atendimento normal e funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira.

“A melhoria das ações em saúde animal é uma de nossas prioridades. Adequamos os serviços e retomamos as castrações de cães e gatos, que é uma das medidas mais efetivas para o controle populacional desses animais. Fico feliz em anunciar que a reforma do Centro de Controle de Zoonoses está prevista para o início do próximo ano, fortalecendo os serviços preventivos e de controle ambiental e epidemiológico”, disse o prefeito, Arthur Virgílio Neto, pelas redes sociais.

Segundo a Prefeitura, aproximadamente 1,3 mil pedidos de castrações estão agendados, desde março, por proprietários de animais e por Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal. Essa lista de espera terá atendimento prioritário com a volta da atividade.

A retomada do serviço de castração animal realizado pelo (CCZ), atende as demandas de controle das zoonoses na capital amazonense a partir de emenda parlamentar da vereadora Joana Darc (PR).

“Eu fico muito feliz com o retorno do serviço de castração, pois Manaus precisa de políticas efetivas de controle populacional de cães e gatos. Quando se tem o esforço conjunto do Legislativo e do Executivo, todos saem ganhando, principalmente os animais”, destacou a vereadora.


Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação