
A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Joana Paula Lima da Silva, 23, desaparecida desde a noite do dia 28 de […]
O serviço de braquiterapia – radioterapia interna em que o material radioativo é colocado dentro ou próximo à área a ser tratada – voltou a ser disponibilizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Desde março de 2018 até a última quarta-feira (27), o procedimento estava sendo prestado por uma clínica particular conveniada.
O equipamento utilizado no serviço foi comprado pelo valor de R$ 715.790,97, por meio de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Ministério da Saúde (MS), e repassado à FCecon.
O serviço aumentará a capacidade de atendimento de mulheres portadoras de câncer de colo uterino que necessitam de tratamento radioterápico interno. A doença é considerada a de maior incidência no estado entre o sexo feminino, dentre todos os tipos de câncer. A expectativa é que sejam atendidas, semanalmente, 50 mulheres.
O equipamento de braquiterapia vai reforçar o parque tecnológico do serviço de Radioterapia da unidade hospitalar, referência na região Norte no tratamento de câncer. Atualmente, o hospital conta com três aparelhos de radioterapia externa, sendo um de cobalto e dois aceleradores lineares – doados pelo MS.
(*) Com informações da FCecon