Serviços essenciais serão mantidos durante semana da Pátria em Manaus

As atividades essenciais, como saúde e limpeza, serão mantidas na capital amazonense durante a semana da Pátria. A informação consta no decreto publicado na edição 4.434, do Diário Oficial do Município (DOM), de sexta (31). O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (6) em todos os órgãos e entidades da estrutura organizacional do município, devido aos feriados do dia 5 de setembro (Elevação do Estado à Categoria de Província), e do dia 7 de setembro (Independência do Brasil).

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que, em função dos feriados da Semana da Pátria, o funcionamento dos serviços em suas unidades terá alterações.

A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, n°1.335, bairro Compensa 1, zona Oeste, estará aberta 24 horas no período. O SAMU 192 Manaus também irá manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

Haverá atendimento em todos os dias, das 8h às 12h, na sala de vacinação da UBS Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, ao lado do Hemoam, por ser referência na vacinação antirrábica humana.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado não funcionarão no feriado e nem terão atendimento no sábado (8).

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial suspendem as atividades, retornando na segunda-feira (10).

Comércio

A Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch) informa que as Galerias dos Remédios e Espírito Santo, Centro; o Shopping Phelippe Daou, zona Leste; bem como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro, funcionarão em horários diferenciados.

A Galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, esquina com a rua 24 de Maio, abrirá suas portas na quarta e na sexta, das 9h às 13h, assim como no sábado e domingo. Na quinta, funcionará normalmente das 8h às 18h.

A Galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, funcionará na quarta e na sexta, das 9h às 13h, assim como no sábado. Na quinta, funcionará normalmente das 8h às 17h. No domingo, o centro de compras não funciona.

O Shopping Phelippe Daou, situado na avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona Leste, funcionará das 9h às 13h nos feriados, no ponto facultativo e no sábado, das 8h às 20h. No domingo, as atividades serão das 9h às 15h.

Já o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o “Mercadão”, na avenida Lourenço Braga, Centro, nos feriados funcionará somente até às 12h. Na quarta-feira, o funcionamento será normal, das 6h às 17h. E no domingo, o Mercadão também fecha as portas ao meio-dia.

Limpeza Pública

As atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem e conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) entram em ritmo de plantão nos próximos dias. Já o serviço de varrição segue a programação normal nas principais avenidas da cidade. O Departamento de Cemitérios da Semulsp também funciona normalmente.