Serviços serão acompanhados em tempo real com sala de operações entregue pelo prefeito Arthur Neto

Foto: Márcio James /Semcom

 

Faltando dois dias para o término de seu governo como prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto entregou, nesta quarta-feira (30), a sala de controle do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) José Pereira Filho, totalmente dotada de tecnóloga e sistema de acompanhamento por vídeo wall.

Com a nova sala de controle, a Prefeitura de Manaus vai conseguir acompanhar, em tempo real, serviços de trânsito, situações de Defesa Civil, de saúde, entre outros, auxiliando o gestor em situações de gestão de crise. O CCC foi construído do zero e foi entregue neste último semestre de 2020 e vai ser muito útil para os próximos gestores, como destacou o prefeito.

“Este prédio inteiro está dedicado à inovação tecnológica, está completamente pronto e é um exemplo da dedicação que dei à cidade e meus auxiliares também”, ressaltou Arthur. “Se tivéssemos adotado o caminho mais fácil, a cidade ficaria desprovida de um instrumento tão importante como esse. Eu sabia que eu, como gestor, muito pouco aproveitaria desse centro. Isso vai ficar para o próximo prefeito e espero que ele e os próximos o aperfeiçoem. É um sonho, não é toda cidade que dispõe disso. É um big brother do bem”, destacou. “A nossa decisão mostra que há uma nova mentalidade, pensar na cidade em primeiro lugar e foi por ela que fiz esse esforço e sacrifício de preparar um instrumento poderoso aos próximos prefeitos”, finalizou Arthur Neto.

O CCC, que teve suas instalações físicas inauguradas, recebeu novo e moderno mobiliário, equipamentos tecnológicos e sistemas. O local funciona como uma grande sala de monitoramento e gerenciamento de crise. Localizado no cruzamento das avenidas Efigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o CCC integra o trabalho de diversas secretarias municipais, dando maior celeridade às demandas da capital.

A construção do espaço foi coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a parte tecnológica implantada pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e vai trabalhar nas respostas às emergências, desastres e prevenção, prioritariamente. Um dos primeiros trabalhos realizados na estrutura é o monitoramento do trânsito que já está a pleno vapor.

“É um novo conceito de gestão pública, que é o conceito de governança, que o prefeito Arthur Neto investiu muito para que fosse adotado”, explicou o diretor de Segurança e de Tecnologia da Informação da Semef, Sérgio Augusto Magalhães. O diretor assegurou, ainda, que, nos próximos dias, outras secretarias serão agregadas para consolidar o sentido de cooperação do Centro.