SESI cria novo sistema de ensino e material didático para 2021

Foto: Divulgação

A Rede SESI de Ensino lançou o seu Novo Sistema Estruturado de Ensino alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), indo além do material didático próprio e autoral, mas reunindo metodologias ativas e com o protagonismo dos professores e estudantes. O objetivo é de preparar cada vez mais os alunos para os desafios e profissões do futuro tecnológico.

 As escolas SESI do Amazonas já iniciam o ano letivo de 2021, e estão com matrículas abertas e com novas matrizes curriculares e material didático reformulado, em parceria com o grupo Somos Educação.

Para a construção desses documentos normativos, que tiveram inicio em março deste ano, foi montado grupos de trabalho divididos por áreas de conhecimento ou campo de experiências, com os professores de toda a Rede SESI do Brasil, com auxilio de consultores, levando a uma discursão pedagógica de todo país. No Amazonas, cinco professores fizeram parte ativamente da construção desses documentos que norteiam desde a educação infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), passando também pelo ensino fundamental e ensino médio regular.

“Analisamos a matriz curricular do SESI e foi feito alguns ajustes, assim como nos livros usados em sala de aula. Sentimos a necessidade desse amparo maior para o professor e os alunos, trazendo livros mais regionalizados e contextualizados, voltado sempre às tecnologias, sendo mais a cara do SESI, trabalhando essa interdisciplinaridade”, disse a professora da Escola SESI David Nóvoa Alvarez, Débora Pinto, que faz parte do grupo de Trabalho para anos iniciais do ensino fundamental, com o tema Linguagens e suas Tecnologias.

A professora ressalta ainda os benefícios da atualização dos materiais hoje utilizados pelo SESI e da construção estar sendo feita com o protagonismo dos docentes para que ele seja atual, aplicável e eficaz na construção de conhecimento dos estudantes. “Ninguém melhor para construir isso do que nós professores que usamos as ferramentas e sentimos na pele o que precisa ser melhorado”, disse ela.

 Tecnologia da Educação Infantil a EJA

 As matrizes curriculares já estão prontas e disponíveis, para uso piloto, no portal SESI Educação. “Cada nível de ensino é uma matriz diferente, porque são objetivos diferentes para atingir de acordo com cada faixa etária, dentro do que eles (alunos) são capazes de fazer. O livro reformulado ainda não está pronto, porém com as matrizes e os campos de experiência disponíveis, já estamos fazendo e aplicando com os alunos em 2020” explicou a professora da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, Erlen Barbosa, que faz parte do grupo de trabalho voltado à educação infantil.

Barbosa acrescenta ainda que junto com o novo sistema estruturado do SESI inicia um sistema de formação contínua dos professores que por meio de videoconferência já estão sendo atualizado, com ajuda de consultores e avaliações, nas mudanças do material didático e nas novas matrizes de ensino. “Houve uma preocupação da Rede em falar uma língua só em todo o Brasil para que junto com os professores possam se adequar ao material”, frisou ela.

O novo modelo, que pode ser replicado para outras escolas, reúne um conceito pedagógico voltado para o desenvolvimento produtivo/ industrial, se baseando na lógica Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes) e com atividades em programas de computador (uso do Minecraft e de I.A), além das noções de programação por meio do quite de Robótica.

“Tivemos palestras sobre como a realidade do aluno poderia influenciar na formulação do material e falamos também sobre o aprimoramento e algumas habilidades que precisavam ser ajustadas no material, principalmente falando de EJA” relatou a professora do ensino fundamental e médio da EJA SESI, Greyciane Dutra.

A preparação para um futuro cada vez mais tecnológico e voltado para a resolução de problemas está dentro do novo material e matriz curricular do SESI, que conta com material didático autoral, assessoria pedagógica, formação de professores, simulados de avaliações externas e avaliações educacionais. As Escolas SESI já estão com matrículas abertas para 2021, para mais informações entre em contato pelo número 3234-0610 ou (92) 98406-2798.

(*) Informações Assessoria