Arthur quer entregar sete Centros Integrados de Ensino até final deste ano

Foto:Alex Pazuello/Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), quer a conclusão de sete Centros Integrados Municipais de Ensino (Cimes) até o final deste ano. Três deles já estão com suas obras em andamento devem ser entregues em setembro. Nesta quinta-feira (7) o prefeito esteve acompanhando o andamento dos trabalhos que, após concluídos, responderão por cerca de 4,9 mil novas vagas na rede pública do município, no Ensino infantil e fundamental.

“Só essas três obras, quando estiverem prontas, vão dar espaço para que, em cada terreno, sejam construídas duas escolas. Uma de ensino infantil e outra de ensino fundamental. Então, serão muitos alunos que virão a essas escolas, que serão as mais bonitas do Amazonas ou até do Brasil. Entregues nas mãos do povo, com financiamento do BID”, disse o prefeito.

Os Cimes integram o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na ordem de US$ 52 milhões. Em contrapartida, a Prefeitura de Manaus vai construir sete creches, a primeira delas já inaugurada no início de fevereiro.

A visita surpresa do prefeito Arthur Neto aos três canteiros de obra começou por volta das 7h30 desta manhã e teve como objetivo ver o cumprimento dos prazos estabelecidos junto às empresas construtoras. Nos três locais, o prefeito experimentou diferentes níveis de satisfação, sendo o mais negativo na unidade localizada no Lago Azul, zona Norte, onde os trabalhos ainda são incipientes. Na localidade, uma máquina perfuradora está abrindo o solo para a colocação das vigas de concreto que sustentarão a estrutura da escola. Já no segundo e terceiro Cimes, localizados no bairro Jorge Teixeira e Distrito Industrial II, o volume de trabalho é mais intenso, com o último deles já apresentando as estruturas de concreto para colocação das lajes pré-moldadas.

“Vou fazer várias visitas surpresas desse tipo, porque não quero cafezinho e nem bolo de macaxeira. Quero ver trabalho. Se for necessário, trabalhem nos sábados, à noite, nos feriados, porque essas obras devem ser entregues em setembro. Não é dezembro, nem novembro, nem outubro. É setembro”, afirmou o prefeito.

Os Cimes que já em construção estão localizados na rua Prímula, Distrito Industrial II, rua São Pedro, no bairro Jorge Teixeira, ambos na zona Leste, e avenida Comendador José Cruz, Lago Azul, zona Norte. A Prefeitura de Manaus tem quatro outros terrenos definidos para iniciar as obras de novos centros e que devem ser finalizados também este ano. Cada um dos Cimes comporta a estrutura de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), com capacidade para atender 400 crianças, e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), que atenderá 1.240, totalizando mais de 1,6 mil novas vagas por complexo educacional.