Shopping recebe exposição sobre história de imigrantes no Amazonas

A partir desta quarta-feira (10), às famílias de imigrantes israelitas, portugueses, sírio-libanesas e japonesas serão homenageados na Exposição Amazônia, realizada pela Associação PanAmazônia. O evento terá abertura oficial às 19h e segue até o dia 25 de outubro. A exposição acontece no Manaus Plaza Shopping e tem entrada gratuita.

A exposição Amazônia que visa homenagear a inestimável participação de famílias no processo de formação socioeconômico da região, é dedicada à memória do Comendador José Azevedo, imigrante português, que se tornou personagem empresarial central no desenvolvimento econômico do Amazonas, falecido este ano.

Em geral, todas as histórias relatadas têm em comum as enormes dificuldades dos imigrantes ao chegarem à Amazônia e a superação por meio de muito esforço, atingindo o sucesso.

São histórias de pessoas de diversos lugares do mundo, de culturas muito diferentes, muito pobres, atraídos pela riqueza da economia da borracha, na transição do século XIX para o XX, que chegaram à Amazônia sem nada, a não ser a determinação de ter uma vida melhor.

“Relatos que merecem ser conhecidos, além de muito pertinentes para o momento atual, quando se vê em alguns setores da sociedade o crescimento de sentimentos xenófobos. Não podemos nunca esquecer que todos nós, ao menos nossos antepassados, fomos também imigrantes um dia.” Comenta Belisário Arce, criador da exposição.

Serviço

O quê: Exposição Amazônia.

Quando: Quarta (10), às 19h.

Onde: 1° piso do Manaus Plaza Shopping.

Quanto: Gratuito.

Com informações da assessoria