Sinal analógico será desligado em quatro capitais nesta terça

As cidades de Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT) terão o sinal analógico de televisão desligado nesta terça-feira (14). As quatro capitais atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital exigidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Também nas regiões Norte e Centro-Oeste, Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) não alcançaram o índice e, por isso, farão a mudança de maneira gradual até 31 de outubro. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 89% dos domicílios das capitais do Acre e de Mato Grosso do Sul já contam com sinal digital. Na capital de Roraima, o percentual também está muito próximo do necessário: 87%.

Beneficiários de programas sociais do governo têm direito de receber, gratuitamente, um kit composto por conversor, antena e controle remoto. Para isso, é necessário entrar na página do Seja Digital ou ligar no telefone 147 e agendar a retirada dos equipamentos.

O processo de desligamento do sinal analógico é coordenado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que conta com representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, de empresas de telecomunicações e de radiodifusores.

Fonte: Portal Brasil e Anatel.