Skinheads são condenados por tentativas de homicídio em SP

skinheadsTrês skinheads foram condenados por tentativas de homicídio e lesão corporal pelo Tribunal de Justiça de São Paulo nesta quinta-feira (3). O trio foi acusado de atacar quatro punks, tribo rival dos skinheads, durante um ato antifascismo realizado perto da Praça da República, no Centro, em fevereiro de 2011. Um quarto acusado que iria a julgamento morreu há quatro meses, de acordo com o TJ. O julgamento teve início na terça-feira (1º) e foi realizado no fórum criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital.

Milton Gonçalves do Nascimento foi condenado a 18 anos e três meses de reclusão por duas tentativas de homicídio e quatro meses de detenção por lesão corporal de natureza leve; Jorge Gabriel Gonzalez, a 16 anos e três meses por duas tentativa de homicídio e a quatro meses de reclusão por lesão corporal leve; e Rogério Moreira, a  21 anos e cinco meses por duas tentativas de homicídio qualificado, lesão corporal de natureza grave, bem como a cinco meses de detenção por lesão corporal leve.

Além disso, todos foram condenados por formação de quadrilha armada e absolvidos do crime de corrupção de menores – um dos skinheads era menor de idade à época. Os condenados cumprirão a pena em regime inicial fechado. Das quatro tentativas de homicídio de que eram acusados os três skinheads, os jurados decidiram condená-los por duas. Dois deles também foram condenados por duas lesões corporais leves e o outro por uma lesão corporal leve e absolvido de outra acusação.

Na sentença, o juiz Fernando Oliveira Camargo destacou a periculosidade dos acusados, “adeptos a grupos que disseminam discriminação entre pessoas, contra objetivo fundamental da República Federativa do Brasil”. O júri foi formado por seis homens e uma mulher.

Na ocasião, os skinheads agrediram primeiro um deficiente, tentando arrancar a perna mecânica dele. As outras vítimas foram esfaqueadas. Um homem chegou a ter o crânio perfurado. Posteriormente, eles foram presos com uma espingarda de chumbinho, munição, facas e um soco inglês.

Fonte: G1