Sobe para 19 o número de municípios do AM em situação de emergência

De acordo com os dados atualizados da Defesa Civil do Estado, chega a 19 o número de municípios que estão em situação de emergência no Amazonas. O último município que decretou situação de emergência por conta da cheia dos rios foi Canutama. Ao todo, mais de 104 mil pessoas já foram afetadas em todo o Estado.

Agora com os dados atualizados, entraram para a lista na Calha do Juruá: Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Carauari, Juruá e Itamarati, na Calha do Purus: Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Tapauá e Pauini, Calha do Madeira: Humaitá, Novo Aripuanã, Manicoré, Borba e Nova Olinda do Norte e na Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. Totalizando então 19 municípios em situação de emergência em decorrência das inundações nas Calhas do Juruá, Purus e Madeira.

Ainda de acordo com informações da Defesa Civil do Estado, o número de municípios em Estado de Alerta também subiu. Agora são 33, sendo no Rio Purus: Beruri, no Alto Solimões: São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça e Tonantins, no Médio Solimões: Jutaí, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari e no Baixo Solimões:  Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Iranduba, Careiro Castanho e Careiro da Várzea.

No Rio Negro, o nível da água está em 28,23m. Mas ainda não está pior do que o ano de 2012, no mesmo período, no qual o Rio Negro teve a maior enchente já registrada, atingindo a máxima de 29,97m. Faltando 2,36m para atingir a cota máxima.

Ajuda Humanitária

Segundo a Defesa Civil, 43.233 pessoas estão afetadas pela cheia do rio Madeira, 43.233 pessoas no rio Purus e 48.245 pessoas afetadas no rio Juruá. Até o momento 12 municípios já estão recebendo ajuda humanitária.

Além disso, todas as calhas em estado de emergência receberão a instalação de um sistema de purificação de água, que é uma solução de abastecimento por zeólita e que segue o princípio da sustentabilidade.

Com informações da Defesa Civil do Estado.