Solidariedade: ação alusiva ao Natal beneficia centenas de pacientes com câncer da FCecon

Uma ação marcada por muita solidariedade e empatia, foi desenvolvida, nessa sexta-feira, 22, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por voluntários da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas. O evento, que acontece tradicionalmente nesta mesma época, há pelo menos 15 anos, foi alusivo ao Natal, e contou com a ilustre presença do Papai Noel. Estiveram envolvidas na atividade mais de 350 pessoas, entre pacientes que receberam doações e presentes, funcionários da unidade hospitalar e colaboradores das ONGs.

De acordo com a diretora de Captação de Recursos da Lacc, Marília Muniz, a atividade encerra a campanha ‘Natal Solidário’, desenvolvida pela entidade para arrecadar doações, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, brinquedos, entre outros.

“Foram muitas as doações neste ano. Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores e, em especial, à imprensa, que nos ajudou, ao longo do ano, a divulgar nossas ações; à Distribuidora Tapajós e à Gráfica Primeira Impressão, além da RPV da Amazônia. Essas empresas doaram serviços e produtos para o desenvolvimento da nossa campanha de Natal. Nossos parceiros que doaram através do call center (92-2101-4949) também ajudaram a fazer o fim de ano dos pacientes oncológicos mais feliz”, destacou. As doações também foram feitas através do portal da entidade, o www.laccam.org.br .

As entregas de cestas básicas compostas por produtos doados para a campanha, começaram a ser feitas na sede da Lacc, no Dom Pedro, na última quarta-feira, 20. Foram 40 no local e outras 40 distribuídas hoje, a pacientes de baixa renda em tratamento especializado na FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A seleção foi feita pelo Serviço Social da instituição.

Além disso, os voluntários entregaram a pacientes internados nas enfermarias compartilhadas da FCecon, e aos que estavam em tratamento nos Serviços de Quimioterapia, Pronto Atendimento e Radioterapia, kits de higiene pessoal compostos por toalhas para adultos, shampoo, condicionador, colônia, cotonetes, sabonetes, entre outros. Foram cerca de 150 só no horário da manhã.

“Essa atividade busca humanizar ainda mais o ambiente hospitalar, além de fortalecer o vínculo entre profissionais da saúde, pacientes e colaboradores da Lacc. Convidamos nossos contribuintes a participarem, para que eles saibam como os recursos arrecadados pela ONG, são empregados”, comentou.

A enfermeira destacou que, diariamente, a Lacc distribui, no Ambulatório da FCecon, cerca de 200 lanches a pacientes que vêm de bairros distantes para tratamento. “Também disponibilizamos carros para transportar quem não tem condições de se locomover até o hospital para receber a infusão de quimioterápicos ou passar por radioterapia. Sabemos da importância dessas ações, que acabam por evitar que muitos abandonem a terapia. Fazemos um apelo para que, cada vez mais, as pessoas se sensibilizem e passem a ajudar quem luta contra o câncer”, frisou Muniz.

Para o aposentado Raimundo Antônio da Silva, 67, que iniciou nesta sexta-feira o tratamento oncológico na instituição, a recepção de todos foi muito calorosa e iniciativas como esta, que promove a confraternização entre pacientes e profissionais, muda o olhar de todos sobre a doença. “Fui muito bem atendido por todos até agora. Achei que a iniciativa do Cecon, com as instituições de apoio à causa câncer, trouxe um olhar diferente aos pacientes, pois pensávamos que aqui só encontraríamos doentes em tratamento. Gostei bastante e espero que ocorram outras atividades como esta. Elas fazem com que enfrentemos essa situação complicada com alegria e com gosto, e sabendo que têm pessoas tentando nos ajudar”.

Fonte: Assessoria de Comunicação.