SOS no Radar tem retorno rápido

O Radar, esta semana, deu voz a a agricultora da comunidade de Novo Remanso, sub-região do município de Itacoatiara, Auxiliadora Nascimento, que atuando como porta-voz dos produtores rurais daquela localidade, denunciou que a linha de crédito aberta pelo Governo Federal e anunciada pelo senador Eduardo Braga em outubro do ano passado, no valor de R$ 200 milhões para o Amazonas, para socorrer os agricultores atingidos pela cheia de 2012, ainda não tinha servido a essa finalidade, pelo menos em Novo Remanso. Segundo ela, os agricultores ainda não tinham visto um centavo desse recurso, apesar do IDAM ter se reunido com eles, pego a documentação necessária para fazer o financiamento e aprovado os empréstimos aos produtores rurais. Auxiliadora contou ainda que, desde o final do ano passado, eram entregues pelo IDAM e BASA, listas com os nomes de produtores rurais e a data para que eles fossem receber os financiamentos na agência do BASA de Itacoatiara, mas sempre dava algum problema na liberação dos recursos. A última vez que isso ocorreu, segundo Auxiliadora, foi no dia 20 de março, mas o gerente do banco alegou falta de sistema e os agricultores  voltaram, mais uma vez, decepcionados. Na entrevista, a agricultora dizia que gostaria que o senador Eduardo Braga ficasse sabendo do que estava ocorrendo com os produtores rurais de Novo Remanso. Pois, bem, essa foi a missão cumprida pelo Radar. Digo cumprida, porque dois dias depois da matéria, Auxiliadora ligou avisando que os agricultores estavam sendo chamados ao BASA de Itacoatiara para resover a questão de seus financiamentos.

Esse é um dever

Nós aqui do Radar nos sentimos muitos felizes em ter cumprido com o nosso dever de contar o que estava acontecendo em Novo Remanso, e ter sido uma ponte entre o Poder Público e os agricultores. Afinal, essa é a função primordial da imprensa, não é mesmo? Não buscamos a crítica para simplesmente criar polêmica, e nem expor politicos por mero prazer da execração pública. Apenas damos voz a quem de direito, o povo. E também não poderíamos deixar de confessar que estamos com uma pontinha de orgulho do nosso Radar, por ele ser tão jovem (apenas dois meses de existência), tão “miúdo” em comparação com os grandes sites de notícia de Manaus, não ter os milhões de acessos que outros sites determinam ter, mas seus sinais terem sido vistos, e terem cuprido a função de ajudar nossos irmãos do interior do Estado.

Sinais de agradecimento do Radar

E o povo aqui do Radar envia sinais de agradecimento e congratulações à assessoria, e ao senador Eduardo Braga, que buscou dar uma resposta (melhor ainda que foi positiva) aos agricultores de Novo Remanso.