SSP recebe bicicletas para coibir roubos e furtos no Centro de Manaus

A partir do mês de Setembro será estendido para o Centro da cidade o projeto Ciclopatrulha. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), 50 bicicletas e acessórios operacionais para ampliação do projeto que já é realizado na praia da Ponta Negra, Bairro Ponta Negra, zona Oeste. O policiamento de bicicleta em locais públicos e de grande circulação de pessoas visa coibir a prática de delitos de forma rápida, em especial furtos e roubos, aumentando a sensação de segurança da população.

A entrega das bicicletas ao governo do Estado e à SSP, aconteceu na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia, no Centro de Manaus, e é resultado da parceria público-privada entre a SSP-AM, o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), a Polícia Militar e a empresa Caloi Norte S.A, instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM).

São 40 bicicletas modelo Caloi Explorer Aro 29, tamanho 19; e 10 bicicletas Explorer Aro 29, tamanho 17, modelos que possibilitam agilidade nos deslocamentos em espaços públicos menores, além de possuírem componentes resistentes que permitem maior durabilidade.

Os acessórios operacionais foram entregues pelo Fundo de Promoção Social, por meio da presidente da entidade, Socorro Siqueira. O órgão disponibilizou o valor de R$ 156 mil para compra dos uniformes e materiais de proteção individual dos policiais, entre eles: capacete, luvas, tênis, coldre de perna, protetor solar e outros. Todo material será destinado à Polícia Militar para patrulhamento de bicicleta na capital.

Treinamento

O comandante-geral da PM, coronel David Brandão, afirma que os policiais devem passar um treinamento antes do início do projeto no Centro da cidade. “A presença efetiva desse tipo de policiamento tem feito a diferença com a alta produtividade na Ponta Negra, sendo reforço ao policiamento a pé. No Centro os trabalhos serão coordenados pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), que nos próximos dias estará selecionando e capacitando o novo efetivo para esse tipo de policiamento”, comentou.

O treinamento para policiais do pelotão do Ciclopatrulha envolve capacitação de 70 horas, que inclui treinamento de abordagem, manuseio,  embarque e desembarque de bicicleta, transposição de obstáculos, descidas de escadarias, policiamento turístico,  técnica de proteção pessoal, dentre outros.

A previsão para início do ciclopatrulhamento no Centro de Manaus é 20 de setembro.

FOTOS: VALDO LEÃO/SECOM