Superlotação e aglomeração marcam segundo dia de funcionamento do Centro Municipal de Testagem em Manaus

O Radar esteve no local e flagrou diversas pessoas aglomeradas esperando testagem da covid-19

Pessoas sem nenhum distanciamento formam filas descontroladas ao lado de servidores da Semsa — Foto: Geovani Leite/ Radar Amazônico

Durante o segundo dia de funcionamento, nesta quinta-feira (13), o Centro Municipal de Testagem, localizado no centro de convenções do Studio 5, registrou novamente aglomerações de pessoas procurando testes de covid-19. O Radar esteve no local e constatou a desorganização da Secretaria Municipal de Saúde que não fiscaliza o distanciamento entre as pessoas e não oferece estrutura para isso ser realizado.

No local, pessoas se aglomeram na parte externa (que chega ao final da ponte da felicidade) na área da triagem e na entrada do auditório (onde de fato os testes são realizados).

A triagem estava lotada na tarde de hoje.
Foto: Carol Viegas/ Radar Amazônico

Marlene, uma das mulheres que aguardavam a testagem no Studio 5, revelou que tinha acabado de sair de um hospital particular e uma UBS no Petrópolis. Ela também apontou que estava na fila desde o meio-dia e ainda não tinha conseguido entrar sequer na espera da triagem.

“Acabei de vir do hospital Rio Negro e de uma UBS e em nenhum dos dois consegui fazer o teste”, disse à reportagem.

Marlene foi em duas unidades de saúde e não conseguiu realizar o teste em nenhuma delas – Imagem: Geovani Leite/ Radar Amazônico

Crianças misturadas aos adultos

Um dos flagras registrados pelo Radar nesta tarde foi a de uma criança ao lado de diversos adultos que podem estar infectados com a covid-19.

Pessoas na triagem não são posicionados com distanciamento social. — Imagem: Geovani Leite/ Radar Amazônico

O que torna a situação mais alarmante é que este público também está propício à infecção e ainda não está imunizado, uma vez que a vacina para crianças de 5 a 11 anos ainda deverão chegar ao estado nesta sexta-feira (14).

Somente nos primeiros seis meses de 2021, mais de 5 mil crianças  até nove anos tinham sido infectadas com a covid-19 e 36 morreram por conta da doença.

UBS e SPA’s despreparados

UBS lotada com pessoas aguardando atendimento e testagem

A situação de superlotação do Centro de Testagem evidencia a falta de planejamento e estrutura da rede pública municipal e estadual de saúde, visto que as Unidades Básicas de Saúde e os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) não têm fornecido testes e não têm equipe de servidores que supra a demanda de pacientes.

O Radar esteve em diversas UBS na última terça-feira (11), constatou o despreparo e cobrou ação da Prefeitura de Manaus. Um dia depois, o Centro de Testagem foi inaugurado.

No mesmo dia, o Radar denunciou uma dessas situações de descaso com a população no SPA do São Raimundo, onde pacientes estavam esperando há horas serem testados enquanto não havia nenhum profissional para cobrir o servidor que tinha ido comer.