Supermercados em Manaus serão pontos de vacinação contra a Covid-19

A estratégia é aumentar o número de pessoas com as doses iniciais e de reforço

Foto: Prefeitura de Macapá

Para auxiliar o esquema vacinal contra a Covid-19, supermercados serão utilizados como pontos de vacinação. O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (11), pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, na zona Norte, onde está localizada atualmente a carreta de vacinação.

Essa é uma estratégia adotada pela coordenação local do Programa Nacional de Imunização, que espera aumentar o número de pessoas com as doses iniciais e com as doses de reforço, com o funcionamento de novos pontos de vacinação a partir de quarta-feira (13).

Mesmo tendo ter superado os 80% da população acima de 12 anos com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, a coordenação resolveu montar unidades de apoio que devem funcionar de forma temporária em 10 supermercados da capital, no horário de 09 às 20h.

Esses pontos serão somados aos 52 que já fazem o atendimento diário à população e irão ampliar o acesso dos usuários à vacina e, principalmente, incentivar os que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal.

Mais de 3 milhões de doses

Próximo de completar um ano de realização da campanha, em 19 de janeiro, o município aplicou mais de 3,4 milhões de doses de vacina. Mais de 90% do público vacinável recebeu pelo menos uma dose de vacina e mais de 80% já completou o esquema vacinal. Mais de 320 mil pessoas já receberam a dose de reforço (terceira dose).

Apesar da cobertura vacinal elevada, 128.960 pessoas ainda não receberam a primeira dose e 271.785 não completaram o esquema de duas doses.

(*) Com informações da assessoria