Tayah se prepara para mais um ano de atividades parlamentares sempre diversificando as áreas de atuação

ISAAC-tayahVereador no exercício do quinto mandato e ex-Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Dr. Isaac Tayah (PSD), se prepara para começar mais um ano de trabalho, a 3ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura. Com mais de duas centenas de Projetos de Leis apresentados ao logo de sua vida pública, dos quais mais de 100 viraram Leis Municipais, o Vereador tem diversificado, ano a ano, seus campos de atuação.

“Nos primeiros anos de mandato, os Projetos de Leis apresentados versaram, invariavelmente, sobre soluções para o Sistema de Saúde”, lembra o Vereador, que é médico e entrou para a vida pública por sugestões de amigos e pacientes. “Durante alguns anos, amigos e pacientes pediam insistentemente meu ingresso na vida pública, em razão da experiência acumulada nos plantões nos hospitais de Manaus”, lembra Dr. Isaac, que é médico e antes de disputar sua primeira eleição, em 1996, foi responsável pela revitalização do Hospital Adriano Jorge, que culminou em sua transformação em Fundação e Centro de Referência Ortopédica da Região Norte.

Em 2011, quando exercia o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Manaus, após uma eleição acirrada e histórica, Dr. Isaac Tayah conduziu as discussões populares sobre a reforma do Plano Diretor da Cidade de Manaus. Um dos pontos que teve maior atenção do Vereador foi a questão da mobilidade urbana. “Empreendemos visitas a diversas cidades com alternativas favoráveis à essa questão. Também realizamos, em setembro de 2011, um inédito Seminário para discutir o Sistema de Transporte Público em Manaus, com a presença de renomados técnicos brasileiros discutindo diretamente com a comunidade e com populares as soluções para o setor”, enfatiza.

“Infelizmente, a Copa do Mundo da Fifa no Brasil passou sem deixar legado positivo para Manaus na questão modal”, lamenta Tayah, ressaltando ainda a dificuldade que os vereadores de um modo em geral têm para legislar sobre o assunto. “Tomadas de decisões sobre transporte coletivo é uma competência do Poder Executivo. Como Vereador posso encaminhar sugestões, através de Indicação, que é uma ferramenta legislativa. Mas a decisão final caberá sempre ao Poder Executivo”, explica, completando que o Relatório Final do I Simpósio sobre Transporte Público realizado pela Câmara Municipal de Manaus em 2011 foi encaminhado,, à época, para o Executivo Municipal.

Mesmo com um extenso leque de atuação, Dr. Isaac Tayah não tem como se afastar de suas raízes, No final do ano passado, por exemplo, capitaneou, junto ao Governador José Melo, uma força tarefa para reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Manaus.