TCE convoca órgãos ambientais para discutir queimadas em Manaus

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos, convocou os órgãos públicos do Estado e do município ligados ao meio ambiente para uma reunião, nesta quinta-feira (22), às 10h, na sede do TCE, para discutir e encontrar soluções rápidas para o problema das queimadas em Manaus e nos municípios vizinhos.

A reunião foi uma sugestão do coordenador de projetos ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, durante a reunião do Tribunal Pleno. “Nós enquanto órgão de controle, que temos sido referência nacional e internacional, não podemos ficar inativos. Devemos exigir do poder público que cumpra sua função, fiscalizando as queimadas, em sua maioria criminosas. O poder público precisa agir”, declarou o conselheiro Júlio Pinheiro, em seu pedido, que foi acolhido de imediato.

Foram convocados para a reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Nelson Júnior, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Dutra, o Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (Pmam) e o Corpo de Bombeiros, além de procuradores do Ministério Público de Contas (MPC). A reunião tratará da fiscalização ambiental para impedir as queimadas na capital amazonense e nas áreas em torno.

Calor

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou, nesta quarta-feira (21), que no período de 12 a 18 deste mês, foram registrados 132 focos de calor (queimadas) nos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) foi o município que mais contribuiu com focos de calor, com o registro de 25 casos. Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital) apresentaram 18 casos cada. Todos os casos de queimadas estão sendo apurados pelo Ipaam.

Focos de calor – Período 12 a 18/11

Município                          Quantidade

Presidente Figueiredo                25

Autazes                                     18

Itacoatiara                                  18

Novo Airão                                  15

Careiro da Várzea                        13

Manaus                                       13

Rio Preto da Eva                          09

Manacapuru                                08

Careiro Castanho                         06

Silves                                         04

Itapiranga                                   02

Iranduba                                     01

 

Com informações da assessoria do TCE-AM e do Ipaam.