Teatro Amazonas recebe abertura do 14° Festival de Teatro da Amazônia

O Teatro Amazonas, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, recebe nesta quarta-feira (9) a 14ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA). As peças “Chão de Pequenos”, de Minas Gerais, e “Saudades de Adolpho, do Amazonas, vão abrir oficialmente a programação que vai até domingo (13). No total serão 13 apresentações que acontecem de 17h às 20h. O evento tem entrada gratuita e a classificação é livre.

A história de “Chão de Pequenos”, da Cia. Negra de Teatro, de Belo Horizonte, é uma fábula de garotos que saíram dos orfanatos para às ruas das grandes cidades, e revela a importância da empatia, do diálogo e do afeto nos dias de hoje, numa sociedade marcada pela intolerância e pelo preconceito. Um queria ser piloto de corrida, e o outro gostava de ouvir a quietude. Alguns afirmam que as crianças já nascem mortas ou envelhecem ainda meninos. Texto, movimento e paisagens sonoras compõem uma obra questionadora sobre amizade, adoção e abandono.

Em “Saudades do Adolpho”, a teatróloga Ednelza Sahdo mergulha na própria vivência e memória pessoal para descrever o modo de vida e de ser dos principais personagens do histórico Mercado Municipal Adolpho Lisboa, de Manaus, entre as décadas de 1950 e 1970. O título da peça homenageia o próprio mercado, por meio da personificação de um português comerciante, que entre amizades e vendas, revela a bucólica e romântica cidade de Manaus.

O espetáculo traz muita música e poesia durante os 55 minutos de apresentação. O texto é assinado por Ednelza, que além de dirigir também faz uma participação na peça, que é apresentada por oito vozes da capital amazonense.

Com informações da Secretaria de Estado de Cultura