Teatro da Instalação recebe gratuitamente “A casa das meninas mortas”

O espetáculo teatral “A casa das meninas mortas” será apresentado gratuitamente neste domingo (1) às 19h no Teatro da Instalação. A peça é uma realização da Companhia Arte em Movimento Zona Cultural, em parceria com a Casa da Mamãe Margarida.

“A Casa das Meninas Mortas” traz um cenário de um labirinto perdido no meio da floresta, onde existe uma casa onde habitam meninas mortas pelo olhar e fúria da sociedade moderna. Nessa casa-fantasma está Alice, não a do conto de fadas, e todas as almas-meninas solitárias, estupradas. Elas encontram sua residência-fria invadida por uma menina-índia, Marina, menina Baniwa, que encontrou a casa-fantasma durante a fuga de um estupro. Alice aprisiona Marina tentando, de todas as formas, roubar sua identidade cultural e seus motivos para continuar a existência.

Entre vultos e assombrações do passado, Alice embriaga Marina e suas raízes indígenas invadem o espaço, transformando o local num grande pátio de aldeia, onde meninas brincam com bonecas de cipó, num ritual da floresta. Mas o espírito perverso de Alice destrói o momento de paz, em uma embriaguez momentânea.

Alice usa seu passado de dor e solidão para atrair a índia para seu plano cruel: fazer com que Marina incendeie a casa que têm que ser queimada. Tal sacrifício só se torna real se for feito por alguém que venceu a morte. Mariana, acreditando na amizade de Alice, morre queimada junto com a casa por uma amizade que vai além da morte, repetindo assim a história de tantas meninas abusadas sexualmente.

Serviço

O quê: Espetáculo “A Casa das Meninas Mortas”
Quando: Domingo (1), às 19h
Onde: Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro
Valor: Gratuito

Com informações do Portal da Cultura