Tendências da competição no setor de telecomunicações é tema de evento online

Foto: Reprodução

As principais tendências da competição no setor de telecomunicações nos próximos dez anos é tema do VI Workshop de Competição que acontece ao longo deste mês de outubro. O primeiro de quatro encontros que serão realizados acontecerá nesta quarta-feira (7), transmitido pelo Teams e para acompanhar os debates basta acessar, nos dias e horários dos painéis, o link Transmissões ao Vivo do portal da Anatel.

O primeiro painel do Workshop desta quarta-feira discutirá o tema ‘A economia dos dados e os smart pipes: a competição envolvendo as plataformas digitais’. A proposta é debater como, com o advento do 5G, muitas oportunidades de negócios transformarão o atual modo empresarial de oferta de conectividade (dumb pipes) em um modelo diversificado na oferta de serviços, que serão disponibilizados nas mais variadas aplicações e integrados a inúmeros setores da economia (smart pipes).

O tema compreende uma discussão global sobre a necessidade de regulação das plataformas que atuam na internet, sem deixar de lado a competição entre os diversos agentes que compõem esse ecossistema. Com abertura do presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e moderação do superintendente de Competição, Abraão Balbino, o primeiro evento contará com apresentações de: Sandro Mendonça, conselheiro da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (Anacom); Ana Paula Bialer, representante da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net); Carlos Roseiro, diretor de Soluções Integradas da Huawei do Brasil; Marcia Ogawa, líder de Technology, Media & Telecommunications da Deloitte; e Rodrigo Gruner, diretor de Serviços Digitais e Inovação da Telefônica Brasil.

Confira a relação dos próximos temas a serem discutidos no VI Workshop de Competição:

  • Dia 14/10 – Mercado da atenção: relação e impactos sobre o setor de telecomunicações;
  • Dia 21/10 – Infraestrutura: desafios e oportunidades no uso compartilhado de infraestruturas; e
  • Dia 27/10 – Mercado de espectro: desafios para a nova era digital

(*) Informações da assessoria