Tendo uma socióloga do PSOL como vice, José Ricardo tem sua candidatura homologada na convenção do PT

Foto: Eduarda Bessa

O Partido dos Trabalhadores (PT), homologou seu candidato à prefeitura de Manaus, José Ricardo Wendling, na manhã deste domingo (13) em convenção onde também foi firmada a coligação “Manaus pela Vida, pelos pobres” formada pelo PT, PCB, Rede e PSOL. A convenção foi realizada no auditório da rua Ferreira Pena, no Centro. Durante a solenidade realizada de maneira híbrida (membros participando virtualmente e presencialmente) o atual deputado federal apresentou seu plano de governo e falou sobre sua trajetória política.

Com a convenção, sua candidatura está oficializada e será registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A pauta central da discussão de Zé Ricardo diz respeito a questão dos trabalhadores. De acordo com ele, é preciso desenvolver políticas públicas que atendam a população que vive em situação de vulnerabilidade social na cidade, que não tem oportunidade de acessar os serviços básicos, como saúde e educação, de maneira efetiva, pois os centros de atendimento público “não têm estrutura”.

“Tem bairro que sequer possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS), é preciso mudar isso”, pontuou.

Apesar de não ter sido escolhido pela diretoria regional do partido, a candidatura de José Ricardo que teve um amplo apoio do Diretório Nacional do PT e das lideranças da sigla em todo o país, que consideraram o seu bom desempenho nas últimas eleições e questões estratégicas.

Durante a convenção, o PT também apresentou a candidata a vice-prefeitura da capital, Marquise Siqueira (PSOL). O motivo da escolha seria, principalmente, pela questão da representatividade feminina na política amazonense, além das questões raciais, uma vez que ela é uma mulher afro-ameríndia (descendente de africanos e indígenas).

“É muito importante que nós mulheres ocupemos esses espaços, pois somos a maioria dos eleitores do Estado e precisamos estar ativas nessas discussões e decisões sociais”, revelou Marquise.

Nas pesquisas eleitorais para 2020, José Ricardo tem aparecido na terceira colocação Dentro contexto, durante a coletiva de imprensa, o candidato foi questionado sobre a disputa e suas expectativas.

“Bom, apesar de haver diferenças entre os números, estou confiante e em breve (durante a campanha) a população verá quem é quem e decidirá”, finalizou.

Vereadores

Além da apresentação dos candidatos a prefeito e vice, o partido apresentou a chapa de vereadoras e vereadores e anunciou a coligação com outros partidos. Por conta da pandemia, a convenção foi feita de forma semi-presencial (executiva, candidaturas e dirigentes dos partidos da aliança) no auditório da rua Ferreira Pena.