Terceira noite do Festival Música na Estrada terá o violonista gaúcho Yamandu Costa

yamandu-costa-capa

Neste sábado (19), a partir das 20h, o Teatro Amazonas recebe mais um concerto do Festival Música na Estrada, em parceria com a Kommitment Produções Artísticas, idealizadora do Festival. Desta vez, o espetáculo, que integra as comemorações dos 120 anos do Teatro Amazonas, fica a cargo da Orquestra de Violões do Amazonas, sob a direção musical e regência do maestro Davi Nunes, com a participação especial do violonista gaúcho Yamandu Costa. “Yamandu é um dos maiores talentos do violão no Brasil, e é uma satisfação imensa para nós recebê-lo para se apresentar junto com a nossa orquestra. Será um espetáculo inesquecível para todos nós!”, afirma o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

A OVAM abre o concerto deste sábado com as ca    nções Corrente, do fluminense Rudá Brauns, e o famoso choro “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo. Composto no ano de 1947, “Brasileirinho” é uma das mais famosas músicas do gênero, tendo servido de trilha sonora para a ginasta Daiane dos Santos em competições internacionais.

Em seguida, junto com Yamandu Costa, a Orquestra interpreta as peças “Forró Brasil”, de Hermeto Pascoal, e “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha. Logo depois, “Apanhei-te, Cavaquinho”, de Ernesto Nazareth, e, para fechar, “Igapó”, do compositor paraense Sebastião Tapajós.

Yamandu Costa

Nascido em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 1980, Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos de idade, com o pai, Algacir Costa, e com o argentino Lucio Yanel. Até os 15 anos, sua escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, começou a procurar por outros brasileiros, como Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rebello.

Apresentou-se pela primeira vez em São Paulo, no Circuito Cultural Banco do Brasil, e passou a ser reconhecido como revelação do violão brasileiro. Toca de choro a música clássica brasileira, mas no seu repertório pessoal, também estão milongas, tangos, zambas e chamamés. Consegue misturar vários estilos e criar diferentes interpretações no seu violão de sete cordas, fazendo jus ao apelido de “precursor das águas”.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Serviço: FESTIVAL MÚSICA NA ESTRADA – Concerto com a Orquestra de Violões do Amazonas e Yamandu Costa

Data: Sábado, 19 de novembro de 2016

Local: Teatro Amazonas

Entrada: Franca

Horário de início: 20h

Público-alvo: Livre