Tia e contadora de David Reis é mais uma da família a ganhar cargo, desta vez na própria Presidência da CMM

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Não foi só a esposa e o cunhado do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), que ganharam cargos comissionados na administração pública, seja na prefeitura de David Almeida, seu aliado político, ou mesmo na própria estrutura do Legislativo municipal. Desta vez o caso é ainda mais “assombroso”. A tia do vereador, Aldenizia Rodrigues Valente, foi nomeada em cargo comissionado como contadora da Presidência da Casa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da CMM. (veja documento no final da matéria)

Em consulta à tabela de pagamento de pessoal dos comissionados, publicada no site da transparência da Câmara Municipal, o valor recebido pela servidora comissionada é de R$10.865,44. Vale ressaltar que ela é servidora pública efetiva municipal, analista contábil, do Instituto Municipal de Transporte Urbano e Mobilidade (IMMU) e foi lotada na Casa Legislativa após seu sobrinho virar presidente da Casa Legislativa.

Em 2020, Aldenizia também atuou como contadora da campanha eleitoral do vereador David Reis, como consta em Nota Fiscal na prestação de contas do candidato à Justiça Eleitoral.

Em resposta à imprensa, Aldenizia diz que “é servidora pública há mais de 20 anos, graduada em contabilidade e pós-graduada em auditoria. Então eu atuo como contadora dentro da área que atuo, então não vejo nepotismo nisso.”

A contadora confirma também que está em um cargo comissionado e diz que é um cargo que exerce “no mesmo nível de estudo que se graduou e que fez o concurso”.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança fere a Constituição Federal.

Diferente de outros casos de sua família, que estaria lotada na Prefeitura de Manaus, a nomeação em cargo comissionado de sua tia na administração da CMM, pode configurar nepotismo, o que geraria a cassação de mandato de David Reis.

Nomeação

 

Clique para zoom