TJAM anuncia construção de 14 fóruns com investimentos de R$ 56 milhões

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, anunciou, nessa quinta-feira (29), um pacote de medidas que contemplará providências de engenharia para melhorar a infraestrutura de fóruns em Comarcas do interior do Amazonas e a instalação de containers Data Centers para aprimorar a conectividade das unidades judiciárias dos municípios.

O anúncio foi feito durante a prestação de contas de seus primeiros meses de gestão, na qual o desembargador Yedo Simões também destacou as recentes reformulações que foram viabilizadas no Projudi, que é um dos sistemas de automação do Poder Judiciário do Amazonas.

O desembargador anunciou que pretende construir e inaugurar, inicialmente, 14 novos Fóruns de Justiça no interior do Amazonas, cada um orçado em aproximadamente R$ 4 milhões, incluindo obra e equipamentos. As obras ocorrerão em localidades onde as unidades judiciais necessitavam de intervenções urgentes de engenharia e as comarcas contempladas neste 1º lote de obras foram definidas após visitas técnicas in locoe em razão de relatórios de correição.

As obras devem ocorrer nas Comarcas de Anori, Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos, Carauari, Codajás, Fonte Boa, Humaitá, Borba, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Novo Airão, Tapauá, Urucurituba.

Os editais visando à contratação de empresas para a execução das 14 obras devem ser lançados nas próximas semanas e as obras, quando iniciadas, devem ser executadas em oito meses. Dos 14 novos fóruns que serão construídos, 12 deles devem contemplar duas Varas (cada) e dois deles quatro Varas.

As novas unidades contemplarão: secretaria, salas de audiência, Tribunal do Júri, Central de Processamento de Dados (CPD), banheiros, recepção (com poltronas de espera), ambientes para o Ministério Público, OAB e Defensoria Pública, gabinetes, depósito, ambientes para assessores jurídicos e estacionamento. Os empreendimentos também serão equipados com condicionadores de ar, grupos geradores e com instrumentos para captação de energia solar.

Além das novas construções, estão previstas reformas em 10 Fóruns de Justiça no interior, nas localidades a seguir: Manacapuru, Tabatinga, Tefé, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Envira, Parintins, Manaquiri, Maués e Silves. Em Itacoatiara, o Fórum de Justiça local foi recentemente reformado e será reinaugurado no dia 14 de dezembro deste ano.

Com informações do TJAM.