TJAM concedeu “Menção Honrosa” ao prefeito de Coari por pagamento de dívidas de precatórios

Clique na imagem para ampliar

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reconheceu o esforço e comprometimento da Prefeitura de Coari em honrar dívidas que se arrastavam há anos – em linguagem popular, o mesmo que “limpar o nome na praça” e parar de dar calote nos outros, tá meu povo! O presidente da Corte de Justiça do Estado, desembargador Flávio Pascarelli entregou um Certificado de Menção Honrosa, ao prefeito Adail Filho, em reconhecimento à regularidade com que a administração municipal tem feito pagamento de precatórios do ano de 2017.

Vale explicar que precatórios são “requisições de pagamentos expedidas pelo Judiciário para cobrar de Municípios, Estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva”. Ou seja, as cobranças dessas dívidas já estavam em fase de execução, não havendo mais discussão de mérito e restando apenas ao gestor buscar uma maneira de pagar sem comprometer as finanças do município. Exatamente o que foi feito pela Prefeitura de Coari que, com o aval da Justiça, negociou com credores, conseguiu deságios nas dívidas, ou seja, redução dos valores cobrados e ainda pagamentos dessas dívidas parceladamente, dentro das possibilidades financeiras da administração municipal. 

 Para o prefeito, a medida demonstra a transparência da prefeitura de Coari com as ações públicas e o cuidado que a gestão atual toma com as finanças do município. “Esse reconhecimento vem num momento propício para demonstrar a nossa boa gestão dos recursos públicos e contrariar ataques que sofremos recentemente. Aproveito para reforçar o compromisso da minha gestão com a transparência em suas ações e investimentos”, afirmou Adail Filho.

Adail Filho lembrou que, em 2017, primeiro ano de seu mandato, não só honrou dívidas anteriores à sua administração, como conseguiu equilibrar as contas públicas, pagar e regularizar salários atrasados, pagar até o 16º salário para professores, revitalizar todas as unidades de saúde do município, recuperar diversas ruas com recursos próprios, entre outras medidas para a melhoria do município.