Anúncio

TJAM inaugura novas instalações do Fórum de Justiça em Coari

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) inaugurou as novas instalações do Fórum de Justiça Desembargador Cândido Honório Soares Ferreira, na Comarca de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) nessa sexta-feira (13). A solenidade contou com a presença do presidente do TJAM, desembargador Flávio Humberto Pascarelli; do juiz Fábio Lopes Alfaia, titular da 1ª Vara de Coari e diretor do fórum; do juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal; do advogado Marcelo Ramos, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) e do prefeito de Coari, Adail José Figueiredo Pinheiro.

O desembargador Flávio Pascarelli afirmou que a inauguração das novas instalações do fórum resolve um problema antigo, isso porque as duas varas e o juizado estavam funcionando em prédio alugado. O presidente enfatizou, ainda, o esforço do juiz Fábio Lopes Alfaia, que desde o primeiro semestre de 2016 esteve empenhado no sentido de assegurar melhorias nas instalações do fórum da Comarca.

”Hoje, os servidores, juízes, promotores, advogados e jurisdicionados passam a dispor de um espaço mais digno. Buscamos fazer, durante essa curta gestão de dois anos, a reforma de alguns prédios no interior e, na capital, demos sequência às obras do Fórum Cível. Agradeço ao juiz Fabio Alfaia pelo esforço. Hoje, ele, os demais juízes e servidores da Comarca ganham um espaço totalmente reformado para trabalhar”, disse o presidente.

O juiz Fábio Alfaia destacou a sensibilidade da atual presidência do TJAM em atender o pleito destinado a melhorar a infraestrutura de funcionamento do Poder Judiciário do Amazonas no município de Coari. “Estávamos numa situação, no mínimo, precária nas antigas instalações. Graças à sensibilidade da presidência, foi possível fazer a recuperação de dois imóveis antigos que o Judiciário dispunha no município e que passam, agora, a abrigar o fórum. Tivemos também um amplo apoio da presidência quanto à nomeação e fornecimento de servidores para o fórum da Comarca de Coari, atendendo as três unidades judiciárias e todos os setores do Poder Judiciário Estadual”, explicou Fábio Alfaia.

Os engenheiros do TJAM fizeram a adaptação dos dois imóveis – que funcionaram como antigas residências de magistrados –, executando a reforma geral, a construção de uma passarela entre as duas casas e até a perfuração de um poço artesiano no terreno. O trabalho foi realizado em 60 dias. De acordo com o engenheiro civil do TJAM, Leandro Moreira, o próximo passo será a inauguração das novas instalações dos fóruns nos município de Urucará e Itapiranga. Segundo ele, as obras serão entregues no máximo em 60 dias.

Reconhecimento

O representante da OAB-AB, advogado Marcelo Ramos, além de parabenizar o Tribunal de Justiça pela inauguração das novas instalações do Fórum, elogiou a nomeação de novos juízes para o interior do Estado. “A OAB agradece o esforço do Tribunal de Justiça do Amazonas, que nesse momento dá mais uma demonstração de respeito ao povo do interior. Esse respeito já havia sido demonstrado ao garantir a presença do Poder Judiciário, por meio da nomeação de novos juízes, nas mais longínquas Comarcas desse imenso Amazonas”, disse Ramos.

Júri

Mesmo com as atividades do Fórum Desembargador Cândido Honório Soares Ferreira concentradas no agora no bairro Tauamirim, as sessões de júri popular do Fórum de Coari continuarão a acontecer no auditório da Câmara Municipal ou da Prefeitura do município, segundo informou a direção da unidade judiciária.