“Toda criança na escola” é meta de José Ricardo e Yann para a educação básica da cidade

Jose ricardo 25 2

Jose ricardo 25 1O candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), participaram na manhã desta quinta-feira (25) de “bandeiraço” na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul, juntamente com a militância da Coligação “Compromisso com o Povo”. A área da educação teve destaque nos discursos de hoje, em especial, a implantação do Programa “Toda criança na escola” para o ensino básico.

José Ricardo defende que toda criança, do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental, esteja na escola e que estude em local com infraestrutura adequada, com professores qualificados e valorizados, como ainda com ensino de qualidade para melhorar os indicadores educacionais, que hoje estão bem abaixo da média nacional. Por isso, também pretende expandir o “Programa Mais Educação” às escolas da educação básica das Zonas Urbanas e Rural, inclusive, das comunidades indígenas e quilombolas, assegurando o desenvolvimento da educação integral.

“Queremos também que toda escola tenha biblioteca e bibliotecário e quadras para as atividades físicas e desportivas. É triste ver a situação de grande parte das unidades de ensino. Hoje, a Prefeitura tem cerca de 170 prédios alugados que estão funcionando como escolas de forma inadequada. Como é possível ter qualidade de ensino dessa forma?”, questionou ele, que também está propondo melhoria da qualidade da merenda escolar e que seja, realmente, regionalizada.

Outras propostas dos candidatos para a educação da cidade: construção e reforma de novas escolas, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Ensino Fundamental (Emefs) e creches, essa última após consulta e demanda das comunidades, além de ampliar a internet banda larga nas escolas rurais e urbanas e melhorar a acessibilidade nas instituições de ensino.

Na Assembleia Legislativa, José Ricardo é autor do projeto de Lei que determina a realização de vistorias periódicas nas estruturas físicas das escolas da rede pública estadual de ensino. A avaliação deverá ocorrer a cada dois anos, para garantir não apenas a segurança dos prédios, mas dos estudantes e dos profissionais das unidades de ensino. “A manutenção periódica e programada nas escolas evitará, ou, pelo menos, minimizará as interrupções em pleno período letivo por conta de obras de reforma e ampliação, o que acontece normalmente, prejudicando os estudantes e toda a comunidade”.

Como agenda de rua desta sexta-feira (26), os candidatos participam, das 7h às 10h, de panfletagem com “bandeiraço” na rua Maceió, esquina com avenida Boulevard; às 9h, entrevista na TV Sifam (Sindicato dos Fazendários); às 10h, entrevista no Blog do Holanda; e às 11h, entrevista para o Jornal A Crítica. À tarde, de 16h às 19h, estarão em panfletagem com “bandeiraço” na avenida Constantino Nery, na entrada do São Jorge; e às 19h, participam do V Fórum  de Bicicletas Manaus (painel político).

Agenda: 26/08/2016

Das 7h às 10h – panfletagem com “bandeiraço” na rua Maceió;

Às 9h – entrevista na TV Sifam (Sindicato dos Fazendários);

Às 10h – entrevista no Blog do Holanda;

Às 11h – entrevista para o Jornal A Crítica;

Das 16h às 19h – panfletagem com “bandeiraço” na avenida Constantino Nery, entrada do São Jorge;

Às 19h – V Fórum de Bicicletas Manaus (painel político).

Texto e fotos: Assessoria do candidato