Torneio da Amizade de Atletismo Master reúne atletas na Vila Olímpica

Aproximadamente 400 atletas participaram da 7ª edição do Torneio da Amizade de Atletismo Master, realizado pela Associação Master de Atletismo do Amazonas (Amam). A competição abrangeu profissionais e amadores, que puderam escolher competir participar do revezamento 4×100 e mais três provas. Houve, ainda, a participação de atletas com deficiência visual e cadeirantes. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e aconteceu na pista da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, zona centro-oeste da capital

Além dos atletas amazonenses, houve inscrições de pessoas de Santarém (PA), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e, ainda, competidores de outros países como Argentina, Venezuela e Chile. Segundo a presidente da Amam, Rute Velnecker, o evento superou suas expectativas.

“É maravilhoso ver que os atletas apreciam e fazem parte das iniciativas promovidas pelo nosso esporte. Essa competição foi criada para promover exatamente essa interação com o esporte e com as famílias dos competidores, de modo a permitir que mais do que uma prática esportiva, o atletismo seja também uma forma de estreitar os laços com os familiares e amigos, principalmente aqueles adquiridos por meio do esporte”, disse a presidente.

Ainda de acordo com Rute, o atleta Roberto Loio, de 74 anos, foi o participante de maior idade registrado na competição. Para ela, é importante a participação de pessoas de todas as idades, para incentivar na manutenção da qualidade de vida. Além disso, o torneio serviu para selecionar participantes para representar o Amazonas em duas competições a nível nacional e mundial.

“Em setembro, haverá um mundial de atletismo em Málaga, na Espanha e, no mês seguinte, terá uma competição referente aos 110 anos da Imigração Japonesa que será realizada na cidade de São Paulo. Em ambas, esperamos levar representantes e nosso objetivo, com esta competição é selecionar 30 atletas para o evento em outubro e 15 profissionais para o mundial. Acredito nos talentos do Amazonas e do Brasil, e creio que nosso evento servirá de descoberta e redescoberta de competidores do nosso esporte”, afirmou Velnecker.

Já a presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam), Marleide Borges, destacou o sucesso da competição, que teve uma quantidade muito grande de pessoas interessados. “Graças a Deus pudemos promover a saúde por meio do esporte e, o mais importante, conseguimos estimular a prática de atividades físicas e, em especial, o atletismo que, com certeza, terá novos adeptos. É muito satisfatório ver que atletas antigos continuam disputando e praticando a modalidade e que novos estão surgindo”, destacou.

Homenagens

Além das premiações para os três primeiros colocados nas provas do 7º Torneio da Amizade de Atletismo Master, haverá ainda uma homenagem a 30 atletas do Amazonas, que foram destaque no ano de 2017. Entre os homenageados estão pessoas que competem dentro e fora do Brasil e já trouxeram muitas conquistas para o Estado em quase todas as provas do esporte.

A secretária da Sejel, Janaina Chagas, conta a felicidade em de apoiar um evento como o Torneio da Amizade de Atletismo Master, que reúne tantos atletas experientes. “Todas essas pessoas são exemplo de alegria, é muito bom poder acompanhar uma competição como esta, com tantos atletas experientes e apaixonados pelo atletismo. Eles e a organização do Torneio da Amizade estão de parabéns”, comentou a secretária.

Foto: Tácio Melo

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel