Anúncio

TRE-AM conclui treinamento de 230 técnicos que transmitirão dados das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) concluiu, nessa sexta-feira (28), o treinamento dos mais de 230 técnicos que atuarão na transmissão dos dados da votação de áreas rurais, ribeirinhas e aldeias indígenas que não contam com o serviço de internet ou telefonia.

O treinamento foi dividido em aulas teóricas e testes de campo que abrangeram instruções sobre urnas eletrônicas, funcionamento de sistemas eleitorais, rotinas de trocas de urnas e recuperação de dados além de JEConect e Bgans.

Os operadores de transmissão serão deslocados para as regiões mais remotas do Amazonas a partir deste sábado (29).

De acordo com o TRE-AM, eles operadores são os responsáveis por transmitir, via satélite, os dados das urnas eletrônicas à Justiça Eleitoral. Este ano, o Amazonas utilizará 236 Bgans, que são equipamentos de transmissão disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para utilização em regiões distantes e de difícil acesso. O uso dos Bgans proporciona condições para que a totalização dos votos ocorra no mesmo dia das Eleições.

No dia do pleito, esses profissionais auxiliarão nas dúvidas e encaminhamento de soluções diante de possíveis problemas de funcionamento da urna e, após o encerramento da votação, realizam a transmissão dos dados da eleição.

Finalizada a votação, a mídia de resultado (uma espécie de pendrive) é retirada da urna eletrônica e transmitida via satélite ao TSE, em Brasília, que identifica o Estado de origem e transfere o boletim de urna para o respectivo Tribunal Regional.

Com informações do TRE-AM.