​TRE-AM mantém suspensa divulgação de resultado de pesquisa eleitoral

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Bartolomeu Ferreira de Azevedo Júnior, manteve suspensa a divulgação do resultado da pesquisa eleitoral realizada pela empresa Aldous Jr Santana ME / Instake Marketins Estratégico e Pesquisa de Mercado por descumprimento da legislação eleitoral. A decisão foi assinada na quarta-feira (4) e publicada nessa quinta-feira (6), no mural eletrônico do TRE.

A impugnação da pesquisa atendeu uma representação ingressada pela coligação “Renova Amazonas” que tem como candidato ao Governo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado David Almeida (PSB).

Entre as irregularidades apontadas pela coligação estão a ausência de ponderação quanto ao nível econômico e escolaridade dos respondentes; ausência de estratificação quanto ao nível econômico; não disponibilização dos discos e erro quanto os cargos analisados.

Em sua decisão, o juiz afirma que a empresa deixou transcorrer o prazo para apresentar defesa ou qualquer documentação que comprovasse o saneamento das irregularidades apontadas, o que segundo ele, “só vem reforçar a ideia de acerto quanto à concessão da tutela de urgência”.

Confira a decisão na íntegra