TRE anuncia medidas de proteção adotadas nas eleições e pede que eleitores não deixem de votar

Foto: TRE

 

Em transmissão on-line realizada na manhã deste domingo (15), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Aristóteles Thury, anunciou as medidas de segurança aplicadas na realização das eleições municipais, os protocolos que devem ser seguidos e os principais desafios do pleito realizado em meio à pandemia da Covid-19, como a ausência de eleitores. Na ocasião, um pedido para que os eleitores compareçam às urnas também foi realizado.

Além do presidente do TRE, estavam presentes na transmissão o diretor-geral do órgão, Rui Melo e o secretário de tecnologia de informação, Jander Assis Valente.

De acordo com Aristóteles, o TRE organizou uma estrutura segura para que os eleitores possam votar, com mesários e equipes de apoio que passaram por testes de Covid-19. Além disso, ele também anunciou uma ação inédita.

“Durante essas eleições atípicas, nós estamos realizando uma ação inédita com a atuação de monitores de saúde nos locais de votação. Eles vão ser responsáveis por orientar a população e colaboradores. Também vão prestar apoio àqueles que eventualmente apresente algum sintoma da Covid-19.”, explicou o presidente.

Nesse contexto, o diretor-presidente Rui Melo pediu que a população não se acanhe para votar, pois, quando todos os protocolos sanitários são cumpridos, a propagação do vírus é muito menor.

“Faço essa convocação para que a população possa comparecer às urnas neste domingo, pois estaremos escolhendo nossos representantes que terão o dever de cuidar da nossa cidade. Vote com segurança e consciente.”, afirmou.

Urnas e apurações

O funcionamento das urnas foi esclarecido pelo secretário de tecnologia Jander Valente. De acordo com ele, das 6.660 urnas que estão sendo utilizadas, somente 13 apresentaram alguma falha e tiveram que ser substituídas.

Os moradores de áreas de difícil acesso no interior do Amazonas já poderão votar a partir do meio-dia, que é quando os operadores de transmissão das urnas chegarão aos locais de votação.

As apurações estão previstas para serem realizadas a partir das 17h deste domingo. No entanto, a conclusão do resultado apresentará variação tendo em vista que alguns municípios localizados em áreas mais distantes do estado têm fuso-horário.

Punições

Ao longo dos últimos dias estão havendo diversas prisões e apreensões de crimes eleitorais como a compra de votos. Sobre isso, presidente do TRE afirma que ainda não há um número exato de pessoas que foram presas, mas que as polícias civis e a federal estão responsáveis por tomar as providências cabíveis caso haja crimes eleitorais.

Além disso, Aristóteles ressaltou que haverá punições para àqueles que poluírem as ruas com ‘santinhos’.