Trecho da avenida Constantino Nery foi interditado para início de obras

Divulgação / Semcom

Desde quarta-feira (17), o trecho entre as ruas João Valério e Pará com a avenida Constantino Nery está interditado para a passagem de veículos. A interdição é para possibilitar o avanço das obras do novo sistema viário da área, que irá interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e São Geraldo, zona Oeste.

Desde o último dia 9, o acesso para a João Valério já havia sido interrompido pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Segundo o órgão, o Consórcio Manaus, empresa responsável pela obra, irá isolar o canteiro de obras com a instalação de tapumes ainda nesta quarta. Além da área sinalizada, agentes de trânsito estão no local orientando os condutores sobre as opções de desvio. No transporte coletivo, o usuário deve ficar atento às alterações anunciadas.

Em uma semana de obras, o consórcio começou as demarcações dos pontos de interferência das redes de gás e de águas no trecho da entrada do bairro São Jorge, na zona Oeste. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, nos próximos dias se iniciam as escavações da obra para a implantação de 1,4 mil estacas de sustentação do equipamento.

As obras na avenida Constantino Nery tiveram início no último dia 8 e, desde lá, as intervenções no trânsito foram feitas gradualmente. Para minimizar os impactos para os motoristas, a prefeitura liberou as Faixas Exclusivas da avenida Mário Ypiranga para todos os veículos, enquanto durarem as obras. Vale destacar que as faixas da Constantino Nery e Torquato Tapajós também seguem liberadas por conta da recuperação da passarela localizada em frente ao Clube Municipal.

Desvios

Segundo o diretor do Operações e Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari, a partir de agora, conforme avanço nas obras das passagens subterrâneas, se faz necessário o desvio no trânsito para quem trafega pela Constantino Nery, sentido bairro/Centro, a partir da entrada do São Jorge, com acesso pela Arthur Bernardes.

Constantino Nery – Será mantida a circulação dos veículos no sentido Centro/bairro. Somente veículos pesados e do transporte coletivo, poderão transitar no contrafluxo, ou seja, sentido bairro/Centro, no trecho interditado para as obras.

Sentido João Valério/São Jorge – Quem vem da rua João Valério em direção à zona Oeste deverá dobrar à direita na avenida Constantino Nery, seguir até o parque dos Bilhares, fazer o retorno por baixo da ponte, seguir novamente pela Constantino Nery, até acessar à direita na avenida São Jorge.

Sentido João Valério/Centro – O condutor deverá dobrar à direita na avenida Constantino Nery, seguir até o parque dos Bilhares para fazer o retorno por baixo da ponte e seguir novamente pela Constantino Nery, acessar à direita na avenida São Jorge e depois dobrar à esquerda na rua Arthur Bernardes para, novamente, pegar à direita na avenida Constantino Nery.

Sentido São Jorge/Pará – O condutor que segue pela avenida São Jorge e deseja acessar a rua Pará deverá virar à direita na Constantino Nery, seguir até fazer o retorno na avenida Ayrão (depois da avenida Senador Álvaro Maia), retornar para a Constantino Nery, no sentido Centro/bairro, e acessar a rua Pará.

Transporte

Para melhoria do trânsito, todas a linhas de transporte coletivo irão parar no lado direito da avenida Constantino Nery, tanto no sentido Centro/bairro, como no sentido bairro/Centro, na região entre a avenida Senador Álvaro Maia e rua Pará. Com isso, a plataforma do Olímpico também será desativada.

Com a interdição do trecho, os usuários das linhas 123, 401, 402, 452 e 456 devem ficar atentos às alterações em seus trajetos. Os veículos dessas linhas deixarão de dobrar na rua João Valério, passando a seguir direto pela avenida Djalma Batista até o a avenida Senador Álvaro Maia, fazendo o retorno próximo ao Centro de Convivência da Família, subindo novamente pela Álvaro Maia até a Constantino Nery e seguindo itinerário normal até o Terminal 1 (T1) ou centro da cidade.

As linhas 118 e 122 também terão itinerário alterado:

LINHA 118 – VIA VERDE

Normal até avenida São Jorge/ avenida Constantino Nery (Direita)/ Retorno antes do T1/ avenida Constantino Nery/ Rua Pará/ Itinerário normal.

LINHA 122 – SÃO PEDRO

– Bairro/T2: Normal até a rua Artur Bernardes / avenida Constantino Nery (direita) / avenida Senador Álvaro Maia / rua Santo Antônio / avenida Brasil / avenida Senador Álvaro Maia / normal.

– T2/bairro: Normal até avenida João Valério / avenida Constantino Nery (direita) / retorno pela ponte dos Bilhares / avenida Constantino Nery / avenida São Jorge / normal.

Serão desativadas temporariamente as paradas de ônibus:

– Escola Estadual Sólon de Lucena (bairro/Centro)

– Parada próxima ao Millennium Shopping (bairro/Centro)

– Abrigo próximo à Igreja de São Geraldo (Centro/bairro)

– Plataforma São Jorge, em frente à Igreja da Graça de Deus (Dois Sentidos)

Novas opções de paradas de ônibus na Constantino Nery:

– Próximo à Plataforma do Millennium Shopping (bairro/Centro)

– Próximo à maternidade Unimed (Centro/bairro)