Tribunal de Contas inicia tramitação digital de processos administrativos

Foto: Divulgação/TCE.

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) iniciou, na última semana, a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitação digital de processos administrativos. O sistema irá eliminar internamente o uso de papéis em tramitação de processos e documentos eletrônicos no âmbito administrativo.

Durante a assinatura do primeiro processo administrativo digital , a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, destacou o diferencial da eliminação do uso de papel com a implantação do novo sistema na Corte de Contas amazonense. “Estamos em uma época onde é nossa obrigação darmos atenção a eficiência do serviço público, aliado à sustentabilidade e o sistema SEI vem para somar às diversas práticas em favor do meio ambiente que o TCE já realiza”, disse.

A implantação do SEI no Tribunal de Contas do Estado é uma iniciativa da Secretaria-Geral de Administração (Seger) e Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE, como parte da estratégia de modernização da presidência para melhorar a eficiência, controle e transparência na tramitação de processos e documentos administrativos.

Portabilidade

Além de ser totalmente digital, o SEI pode ser acessado por diferentes navegadores de internet. Em razão da portabilidade, pode ser acessado remotamente em computadores, notebooks, tablets e stmartphones de vários sistemas operacionais de forma segura e à distância, facilitando a vida dos servidores e minimizando o tempo gasto para realizar trâmites processuais.

O sistema já é utilizado pelos Tribunais de Contas de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima, além de outros 300 órgãos de várias esferas da administração pública.